cidadania

Praia de Copacabana, foto que tirei numa das viagens que fiz para lá em dezembro

O título não foi imaginado por mim, li numa matéria de Fábio Grellet na Folha de S. Paulo há uns dias. E não é chutômetro: a avaliação foi feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) a pedido do Ministério do Turismo e realmente concluiu que São Paulo é a capital brasileira mais bem estruturada para receber turistas. E, dentre as cidades que não são capitais, Foz do Iguaçu é a melhor, seguida por Ouro Preto.

A avaliação envolvida 65 municípios (27 capitais e 38 não capitais) em 13 aspectos, com notas de 0 a 100 a cada item, dentre os locais considerados alavancadores do desenvolvimento turístico regional e no contexto em que estes 65 influenciam 519 municípios vizinhos.

Seria difícil competir com a maior cidade da América Latina. O primeiro quesito avalia sete itens: sinalização turística, centro de atendimento ao turista, espaços para eventos, capacidade dos meios de hospedagem, dos restaurantes e do turismo receptivo e estrutura de qualificação para o turismo. Pesou também o os acessos aéreo, rodoviário, aquaviário e ferroviário, transporte local e a proximidade com grandes centros emissivos de turistas.

No quesito economia local, pesaram itens como a infraestrutura de comunicação e a facilidades para negócios e na capacidade empresarial a presença de empresas de grande porte e a capacidade de qualificação e aproveitamento do pessoal local – fatores nos quais São Paulo se destaca.

São Paulo “venceu” em quatro quesitos: serviços e equipamentos turísticos, economia local, capacidade empresarial e acesso. Curitiba e Belo Horizonte em dois aspectos cada uma e a melhor em infraestrutura geral é Florianópolis – avaliados o fornecimento de energia, a capacidade de atendimento médico, o serviço de proteção ao turista e a estrutura urbana nas áreas turísticas. O Rio, com justiça, ganhou na categoria atrativos turísticos – que avaliou atrativos naturais e culturais, eventos programados e realizações técnicas, científicas ou turísticas.

Você concorda com a pesquisa? Das cidades mencionadas só não conheço BH e nas demais concordei plenamente.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas