sustentabilidade

São as águas de março, fechando o verão… é a promessa de vida no meu coração…

Hoje é o Dia Mundial da Água – data que, desde 1992, reúne esforços mundiais para a conscientização pública da importância da conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos – e não vou me alongar sobre o tema, debatido à exaustão na mídia, mas gostaria de relembrar que é tempo de falarmos sobre as pequenas atitudes que podemos tomar no cotidiano para preservar este bem, focando nas necessidades ligadas à água, especialmente sobre o abastecimento de água potável e o aumento da consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável.

Se até crianças pequenas podem pensar, numa conversa descontraída, sobre a importância de do trabalho (dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado) para que tenhamos água e saúde, porque não todos nós pensarmos juntos como agir para que todos tenham acesso ao saneamento básico, que a escassez de água seja um tema de trabalho social, de forma a concluir que cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um?

E como ontem se comentou a data de aniversário de Ayrton Senna (o “heroi” brasileiro da Fórmula 1 faria 50 anos neste domingo), lembrei de um livro que meus filhos adoram e que trata da importância de preservar os mananciais: Senninha e sua turma em Rali do Tietê (de Nereide Schilaro Santa Rosa, com ilustrações do Estúdio Senninha, da Duna Dueto). Deste livro, tantas vezes lido e relido por meu filho, surgiu sua admiração pela cidade de Salesópolis, que abriga a nascente do rio que simboliza a cidade em que moramos. Comprei a obra numa livraria destas promocionais, no centrão de São Paulo, daquelas que vendem livros “encalhados” a preço de custo… uma lembrancinha, que podia ter sido um chocolate ou um gibi, comprinha de mãe que lembra do filho no meio do dia. Mas foi marcante para ele e nestes 4 anos tem sido uma fonte de inspiração para novas pesquisas dos meninos sobre a água, as nascentes e os grandes rios do Brasil.

Sempre temos como conversar e trazer os temas importantes à tona em família, tornando nossas crianças agentes de mudança, permitindo que eles também sejam ativos na construção de um lugar melhor para vivermos juntos.

P.S. O Planeta Sustentável é um dos sites que estão com especiais sobre a Água hoje. 😉

Você pode gostar também de ler:
Neste ano meu filho mais velho completa 18 anos e - geração Uber - ele
Há alguns anos, tive a honra de fazer um "tour" por uma parte do rio
Já ouviu falar do conceito “Design de energia”? https://www.youtube.com/watch?v=4q8ugvNZyrM   O programa Shizen Global Talent
Nasci em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, região linda do Paraná. E eis que eu,
Você é daquele tipo de consumidor que baseia suas escolhas em valores? Eu sou. Se
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas