destaque / girl up! / relacionamentos


Devemos buscar exemplos para seguirmos como cidadãs e neste #diadamulher um dos que me orgulho de seguir é o de Ruth Cardoso.

Graças à acolhida que meus sonhos – o de reunir uma turma que quer pensar sem amarras na comunicação nas novas mídias e o de empoderar mulheres e meninas com as #cartasparaofuturo – se realizam desde 2013 e estar mais próxima das atividades do Centro Ruth Cardoso e ter a grata oportunidade de conhecer mais da obra e da vida de Ruth Cardoso é uma das oportunidades mais especiais que tenho nos últimos anos. 

Vejam neste texto como, em 1981, décadas antes da Lei Maria da Penha, do Chega de Fiu-Fiu e tantos outros movimentos atuais, ela já alertava a sociedade para o cerne da desigualdade de gênero no Brasil.

(E muito antes também dela ficar conhecida como primeira dama e se popularizar como s “esposa do FHC”)



“Ao prescrever para a mulher um papel passivo e submisso, nossa sociedade criou um espaço para o exercício da dominação e da imposição masculinas.”
(…)
“Reconhecer a existência dessa violência institucionalizada é um passo importante para compreendermos por que, quando registram as escaladas de violência, as estatísticas mostram também que cresce a probabilidade de as mulheres se transformarem em vítimas.
E não é só por uma suposta fraqueza física que elas são objeto de atos violentos. Muitas vezes, é justamente por não corresponderem às expectativas de alguém.”

“Nossa luta por um mundo menos violento tem que passar necessariamente por relações mais igualitárias.”

Para ler o texto na íntegra, acesse o site do Centro Ruth Cardoso.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas