Russos dão bons escritores

Russos dão bons escritores. Bem, eu acho, na infância namorei vários livros de escritores russos que tinha na estante da minha casa – Aleksandr Soljenitsin e Fiodor Mikhailovitch Dostoievski – nomes difíceis com obras igualmente densas, mas que fizeram gostar de ler. Ainda não li Anton Pavlovich Tchekhov, mas quero ler. E fiquei curiosa por ler também Yuri Felshtinsky, russo radicado nos EUA que vem à Bienal do Livro para falar de A Era Dos Assassinos: A Nova KGB e o Fenômeno Vladimir Putin, que escreveu em co-autoria com Vladimir Pribylovsky.

Morando nos EUA desde 1978, onde se graduou e obteve PhD em História, Felshtinsky tornou-se grande crítico do comunismo e esta obra é uma biografia de Vladimir Putin, dos oficiais da KGB e de sua sucessora, a FSB. Baseado em uma pesquisa meticulosa de cinco anos, Felshtinsky conta como uma implacável corporação secreta reivindicou a Rússia e cometeu atrocidades sob a tutela de Putin durante os oito anos de sua presidência.

Yuri Felshtinsky é co-autor do best seller A explosão da Rússia. O livro, já lançado no Brasil pela Record, foi escrito com Alexander Litvinenko, um ex-espião da KGB, morto em um caso de envenenamento ainda sob investigação.

E como eu não tinha falado novamente na Bienal, não custa reforçar:

O tema da 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo será o bicentenário da chegada da família real portuguesa ao País, que marca o início da indústria gráfica e do livro no Brasil, da criação da imprensa e da Biblioteca Nacional. O evento acontece entre os dias 14 e 24 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo. Para ter uma noção da mega-estrutura, são 350 expositores nacionais e estrangeiros reunidos nos 60 mil m² do pavilhão, representando mais de 900 selos editoriais. A expectativa dos organizadores é receber uma visitação superior a 800 mil pessoas. Vale ou não dar um jeitinho de passar por lá?

Serviço:

  • 20a BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
  • Data: de 14 a 24 de agosto de 2008
  • Horário: das 10h às 22h
  • Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo – SP
  • Realização: CBL – Câmara Brasileira do Livro
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.