bem estar / destaque / Destaque Mãe

Imagem inline 1

Manhã de chuva faz a cidade parar. A vontade é ficar em casa, mas o trabalho chama!

E justamente nestes dias de chega do outono, estou sem ajudante em casa e por isso tive que levar comigo a bebê para a Roda de Conversa sobre Jornalismo e Novas Mídias da qual sou curadora no Centro Ruth Cardoso, bem no centro da cidade! Ir com ela não foi um grande problema, Manu está habituada aos eventos de trabalho da mãe e acabou dormindo praticamente o tempo todo. Mas o papo se estendeu e a hora do almoço atrasou, o que afetou o apetite da pequena.

Na hora lembrei de algumas recomendações da Dra. Adriana Barboza, pediatra da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, sobre a rotina.

“A rotina é fundamental na vida da criança, já que é a partir dela que a criança se estrutura física e psiquicamente. A criança começa a entender a passagem do tempo a partir dos períodos associados à sua rotina de alimentação, estudo, brincadeira, descanso.”

Sabem por que a rotina é tão importante?

A disciplina nos horários transmite para a criança segurança e tranquilidade, já que ela passa a saber antecipadamente o que acontecerá depois.

Exemplos de rotina da criança pequena:

  • A criança é deixada na escola, mas a angústia da separação é minimizada aos poucos, pois ela terá a certeza de que o pai ou a mãe voltará para pegá-la, pois todos os dias acontece desta forma.
  • É hora de dormir e a mãe senta ao seu lado, com a luz baixa no quarto, e conta uma história, a criança sabe que é hora de “desacelerar” para dormir.
  • Da mesma forma, quando a criança acorda no meio da noite e é levada para o quarto dos pais para dormir na cama deles, estabelece-se um novo hábito, inadequado, e que quanto mais prolongado, mais difícil de mudar.

E sobre a comida, que foi meu sofrimento hoje, a rotina com horários pré-estabelecidos faz com que a criança não passe pela sensação de “morrer de fome”. Quando aparece a sensação de fome, não conseguimos selecionar os alimentos e tendemos sempre pelos mais gordurosos e calóricos. Com a rotina evitamos os facilitadores da obesidade, os “belisquetes”.

Vale lembrar que fazer refeições seis vezes ao dia, com intervalos em torno de 3 horas, diminuem bastante o risco de a criança vir a ter excesso de peso.

Uma coisa lembro bem de quando meus filhos eram pecorruchos: a família toda deve estar vinculada à rotina porque a criança acaba se espelhando no que vivencia.

Não adianta fazer com que a criança jante às 18h, se a família janta às 21h, pois ela tenderá a jantar duas vezes. Além disso, o fato de as pessoas se reunirem à mesa para a refeição é muito mais agradável e estimulante para a família. A rotina deve ser familiar, de comum acordo e levar em consideração a vida de cada um para não ser causa de sofrimento.

É preciso ter em mente que a criança precisa ter uma rotina mais saudável possível, pois dela dependerá seu futuro. A capacidade de adaptação à rotina definirá se este indivíduo será uma pessoa saudável ou fadada ao sofrimento, já que a vida adulta é regida por horários pré-estabelecidos e regras. Aprendendo ainda na infância que a rotina é parte importante da vida e nos traz benefícios, a criança terá uma transição muito mais tranquila para as responsabilidades das próximas etapas da vida.

Você pode gostar também de ler:
Estudo comprova que a necessidade evolutiva de proteger o bebê expande habilidades das mães Uma
Ali Wong - Baby cobra Nesse final de semana vi "Ali
Você também está numa campanha para que os amigos venham visitar sua casa nas férias?
Já declarei amor pelo museu de ciências Catavento diversas vezes e a ultima foi quando
No ano em que eu nasci, a LEGO já tinha instruções que iam muito além
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas