cultura web / sustentabilidade

Pensar criar e dialogar sobre cultura digital  avidaquer http://www.avidaquer.com.br/riafestival

Acontece nesta semana em São Paulo um evento que faço questão de postar hoje para dar tempo do leitor olhar e tentar se organizar para ir. A promessa do Ria Festival é unir ativistas das mídias sociais, líderes e empreendedores digitais, que compõem o público que estará reunido nos dias 22 e 23/08/2012 no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, para pensar, criar e dialogar sobre cultura digital.

As atividades, que acontecerão entre 11h e 20h30 nos dois dias, prevêem a realização de três painéis e de uma programação paralela, com sessões de Diálogos Criativos e de Open Spaces (espaços para a continuação de reflexões e discussões), além do encontro nacional do Festival de Ideias 2012 e do lançamento de um livro eletrônico sobre Economia Criativa.

Pretendo estar nos dois dias. Na quarta, às 11h30, acontece o primeiro painel, A construção da cultura digital – estética de uma nova sociedade, com o filósofo francês que dedicou sua vida profissional à compreensão das implicações culturais e cognitivas das tecnologias digitais, Pierre Lévy, e o jornalista Gilberto Dimenstein. Neste dia, às 16h, poderemos também ouvir Lala Deheinzelin e Eduardo Giannetti da Fonseca falarem sobre Economia Criativa – quebra de paradigmas em uma nova era. No dia seguinte, 23/08, às 11h, Viviane Mosé (psicóloga, psicanalista e Mestra e Doutora em filosofia) conversa com o neurocientista Miguel Nicolelis sobre um tema que nos toca fundo: Somos seres digitais?

Três atividades abertas acontecem em paralelo aos painéis:

  • A partir dos pilares palavra, imagem e som, os Diálogos Criativos propõem a realização de ações criativas por meio da arte. Serão três sessões, com a participação de personalidades artísticas como o VJ Alexis e Christian Cravo; o músico Benjamin Taubkin, o jornalista Milton Hatoum e o poeta Sergio Vaz.
  • Nos encontros destinados ao Open Space, a ideia é abrir um espaço de reflexão sobre os paineis imediatamente ocorridos, criando a possibilidade de manifestações dos participantes a respeito dos conteúdos apresentados. No dia 23, às 16h30, Reinaldo Pamponet, da ItsNOON, conduzirá um debate de fechamento, com as principais reflexões do R.I.A.
  • O Festival de Ideias busca fomentar soluções frente aos problemas atuais da sociedade e promover a inovação e o empreendedorismo. O FdI torna-se, assim, uma rede de colaboração e troca de informações entre empreendedores, investidores e o público em geral.

O Festival de Ideias também será uma das atrações paralelas durante toda a programação. Em um primeiro momento, serão apresentadas as 21 ideias selecionadas entre as quase 300 inscritas na plataforma. Após a abertura, as ideias passarão por dois dias intensivos de cocriação. No dia 23, entre 18h e 19h, as ideias serão apresentadas em sua versão aprimorada e será anunciada a distribuição do investimento-semente.

A programação completa pode ser conferida no www.riafestival.com.br.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas