Acontece nesta semana em São Paulo um evento que faço questão de postar hoje para dar tempo do leitor olhar e tentar se organizar para ir. A promessa do Ria Festival é unir ativistas das mídias sociais, líderes e empreendedores digitais, que compõem o público que estará reunido nos dias 22 e 23/08/2012 no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, para pensar, criar e dialogar sobre cultura digital.
As atividades, que acontecerão entre 11h e 20h30 nos dois dias, prevêem a realização de três painéis e de uma programação paralela, com sessões de Diálogos Criativos e de Open Spaces (espaços para a continuação de reflexões e discussões), além do encontro nacional do Festival de Ideias 2012 e do lançamento de um livro eletrônico sobre Economia Criativa.
Pretendo estar nos dois dias. Na quarta, às 11h30, acontece o primeiro painel, A construção da cultura digital – estética de uma nova sociedade, com o filósofo francês que dedicou sua vida profissional à compreensão das implicações culturais e cognitivas das tecnologias digitais, Pierre Lévy, e o jornalista Gilberto Dimenstein. Neste dia, às 16h, poderemos também ouvir Lala Deheinzelin e Eduardo Giannetti da Fonseca falarem sobre Economia Criativa – quebra de paradigmas em uma nova era. No dia seguinte, 23/08, às 11h, Viviane Mosé (psicóloga, psicanalista e Mestra e Doutora em filosofia) conversa com o neurocientista Miguel Nicolelis sobre um tema que nos toca fundo: Somos seres digitais?
Três atividades abertas acontecem em paralelo aos painéis:
- A partir dos pilares palavra, imagem e som, os Diálogos Criativos propõem a realização de ações criativas por meio da arte. Serão três sessões, com a participação de personalidades artísticas como o VJ Alexis e Christian Cravo; o músico Benjamin Taubkin, o jornalista Milton Hatoum e o poeta Sergio Vaz.
- Nos encontros destinados ao Open Space, a ideia é abrir um espaço de reflexão sobre os paineis imediatamente ocorridos, criando a possibilidade de manifestações dos participantes a respeito dos conteúdos apresentados. No dia 23, às 16h30, Reinaldo Pamponet, da ItsNOON, conduzirá um debate de fechamento, com as principais reflexões do R.I.A.
- O Festival de Ideias busca fomentar soluções frente aos problemas atuais da sociedade e promover a inovação e o empreendedorismo. O FdI torna-se, assim, uma rede de colaboração e troca de informações entre empreendedores, investidores e o público em geral.
O Festival de Ideias também será uma das atrações paralelas durante toda a programação. Em um primeiro momento, serão apresentadas as 21 ideias selecionadas entre as quase 300 inscritas na plataforma. Após a abertura, as ideias passarão por dois dias intensivos de cocriação. No dia 23, entre 18h e 19h, as ideias serão apresentadas em sua versão aprimorada e será anunciada a distribuição do investimento-semente.
A programação completa pode ser conferida no www.riafestival.com.br.
Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)
- Como sair das bolhas? Como distinguir notícias falsas das verdadeiras neste mundo de pós-verdades? - 18/04/2018
- Propostas para fortalecer a participação das juventudes brasileiras em prol da melhoria da educação - 16/04/2018
- Your name: a esperança que sobrevive às piores fatalidades - 14/04/2018
- Vida com propósito - 10/04/2018