empreendedorismo

O redator publicitário é responsável pela ideação da peça publicitária – pesquisa e criação – e pela forma como a linguagem entrará no contexto, reforçando o apelo persuasivo.”

"A versão anos 1960 de redator publicitário ultra-bem sucedido: Don Draper, do seriado Mad Men"

Apesar de ter feito Comunicação Social e meus dois primeiros anos de faculdade terem sido cursados em grade geral de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, confesso que foi só ao entrar no mercado de trabalho que comecei a dar valor à redação publicitária. Não creio que eu viveria disso, mas aprendi, em especial no contato com colegas na JB Creative (em Tokyo) a admirar o trabalho quando bem feito.

Num conceito simplificado, “Redação Publicitária é a técnica de ideação (concept design: criação de conceito) e criação de peças publicitárias e da sua linguagem, essencialmente persuasiva. Ao contrário do que se pressupõe, ela não se resume à redação dos materiais, mas abrange todo o processo criativo, desde o conceito inicial até o fechamento do job”.

Por ser um trabalho criativo, na maioria das agências de publicidade, o redator publicitário e o designer gráfico formam uma “dupla de criação”. Por um lado, o redator desenvolve os conceitos e como a peça se aproximará do público-alvo e, por outro, o designer define a interface gráfica do material, analisando sob quais aspectos perceptivos o apelo será mais chamativo, intenso e persuasivo.

Partindo destas ideias, quando vi que @rafaeldesigner estava no evento Comunicavale, convidei-o para fazer um post contando para nós sobre uma das palestras, a de Redação Publicitária, proferida por Marcos Ferraz. Abaixo estão as considerações do Rafael, que fez a gentileza de enviar também fotos que tirou no dia. Obrigada!

“No sábado (02/07/11), acordei as 5h da madruga e sai da capital de Sampa para ir ao #Comunicavale , um grande evento sobre Comunicação do Vale do Paraíba(SJC/SP) .

Como cheguei bem atrasado (mesmo saindo as 5h rsrs), fui assistir a 2º palestra do dia sobre Redação Publicitária com Marcos Ferraz. Estava louco para saber um pouco mais sobre esse mundo de redações já que temos pouco tempo para impactar nosso cliente, amigo e visitante em nossas peças publicitárias.

Logo de início, Marcos já rancou pelas risadas dizendo que todo papo de publicidade precisar começar com um belo “Whisky”, rs. Segundo ele a partir daí é que as idéias começam a fluir já que tratar de publicidade é tratar de estado de espírito. É apontar com clareza uma necessidade que seu consumidor não se quer lembrava, mas que neste momento faz toda a razão.

Marcos apontou também a vontade de matar muitos redatores, onde os mesmos não pensam no consumidor final prejudicando muitas ações, para isso ele levou ao evento vários comerciais (podem ser vistos no youtube), que tratam bem essa realidade.

Detalhes importante é esta frase:
“Vai escrever um texto? Então: 1º Conheça bem o assunto! 2º Programe-se para acompanhar a repercussão dele e 3º Atenda as ansiedades do cliente! #Comunicavale

E quando entrou no aspecto empresarial disse:
“Sua empresa ou negócio erro 1 vez?, 2 vezes?, 3 vezes?, 4 vezes? ok agora 5 vez não da né! Reveja seus processos e descubra onde errou! Não deixe ficar ainda pior. #Comunicavale

Dizendo que você pode sim errar, muitas empresas gigantes já erraram e ainda erram porque? Porque essa é a natureza humana. Errar é tolerável, mas permanecer no erro é burrice.

E para finalizar, convidou todos a conhecer seu projeto: Escola de Redatores. www.escoladeredatores.com.br, no qual trata do desenvolvimento da marca e do redator. No site ele faz questão de mostrar depoimentos reais de algumas personalidades da mídia como: Washington Olivetto, Mario D-Andrea, Ruy Lindenberg, Mauro Perez entre outros que erraram e aprenderam com seus erros.

É isso, quero agradecer a Sam pelo convite e oportunidade.
Um grande abraço!”

Rafael Hernandez (@rafaeldesigner) é profissional Web com mais de 10 anos de carreira. Atualmente Palestrante, Instrutor e Coordenador de Projetos voltados a SEO e Social Media em São Paulo. Seu blog pode ser lido aqui.

P.S. Este trabalho está bem perto de você, quer ver? “A Redação Publicitária está presente em praticamente todas as mídias de propaganda: outdoors, flyers, folders, banners, displays, mídias exteriores, busdoors, anúncios de diversos gêneros, spots de rádio e roteiros de comerciais, entre outras. Com a emergência da propaganda on-line, a Redação Publicitária enfrenta novos desafios. É necessário saber aliar as peças virtuais aos imperativos da web, como o minimalismo, a dinâmica (agilidade) informacional e os recursos praticamente ilimitados da hipermídia. Assim, no contexto da tecnologia atual, o redator publicitário, além de um criador de sentidos, tornou-se um aglutinador de símbolos.”

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas