Razões para manter seu perfil (atualizado) em redes sociais de profissionais

http://www.sxc.hu/photo/1237611 - twitter no trabalho, twitter profissional, dicas para usar twitter no trabalho, como usar twitter, twitter profissional, fazer twitter bombar, ferramentas para twitter, twitter corporativo, twitter na voce sa, reportagens de twitter, rede de contatos, como melhorar a sua rede de contatos, porque usar o linkedin,

Em 2007 eu fui uma das grandes entusiastas do lançamento do Via6, rede social brasileira para profissionais. De lá surgiu o primeiro grupo do Nossa Via e muitos contatos profissionais que eu até hoje encontro no meu trabalho atual. Paralelamente ao Via6, eu faço parte do Linkedin, que é uma rede profissional internacional muito boa, mas que demorou a ter espaço no Brasil porque não tinha interface em português até poucos meses atrás.

LinkedIn é uma rede de negócios fundada em 2002, mas lançada em maio de 2003. Sempre foi comparada a redes de relacionamentos, com o diferencial de ser principalmente utilizada por profissionais, com propósito de manter uma lista detalhada de contatos de pessoas que eles conheçam – além da chance de seguir e se informar sobre as novidades do staff de empresas do seu interesse.

O funcionamento é simples: usuários podem convidar qualquer um (seja um usuário LinkedIn ou não) para tornar-se uma conexão, que pode então ser usada de vários modos:

  • Uma rede de contatos acumulada, constituída de suas ligações diretas, de segundo grau, terceiro e assim por diante facilitam com que você possa conhecer alguém através de seus contatos mútuos.
  • A rede pode ser usada para encontrar trabalhos, pessoas e oportunidades recomendadas por qualquer um na sua rede de contatos.
  • Empregadores podem listar trabalhos e buscar por candidatos potenciais.
  • Todos os candidatos a emprego podem rever o perfil de contratação e descobrir qual dos seus contatos existentes poderia apresentá-lo aos empregadores.

Já fui contadada por muitos jovens interessados em apresentar seu currículo por lá, sendo que alguns eu realmente apresentei (indiquei, pois podemos encaminhar currículos por lá) a pessoas que buscavam staff na área relacionada. Ano passado algumas dicas minhas sobre uso corporativo do Twitter foram citadas em matéria da revista Você S.A. porque o repórter me encontrou no LinkedIn. São apenas dois exemplos de situações que a rede pode nos oferecer.

Vale lembrar: é imprescindível que seu perfil esteja atualizado – o meu no Via6 não está, mas do LinkedIn tenho cuidado bem. E se você está por lá, me adicione, quem sabe não acharemos mais coisas em comum? Meu perfil está em http://br.linkedin.com/in/samanthashiraishi.

[update] Se você ainda vai começar no LinkedIn, vale ler: Como otimizar seu perfil no LinkedIn (Dicas SMO) e 5 dicas do LinkedIn para campanhas em redes sociais [/update]

Posts relacionados

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook