destaque / Destaque Mãe / entretenimento / Passeios / roteiros

mapa mundi para criancas

O mapa acima ressurgiu num papo do grupo Viagens em Família onde uma mãe compartilhou um desejo que é da maioria de nós, famílias viajantes – e, seguindo a linha do A Vida Como A Vida Quer, de quem consome cultura até nas viagens!

Quero que as crianças entendam geograficamente onde estamos e para onde fomos.

Eu quero muito isso. Não é à toa que exatamente este mapa (FAO Schwarz Big World Map) está no quarto da Manu desde que ela nasceu, chegou da maternidade com ele ao lado da caminha (ela usa cama montessoriana e não berço) e agora, perto de fazer 1 ano, estamos usando também no chão, para ela brincar.

Mas por aqui foi um crescente, queríamos que eles partissem do nosso lugar e ganhassem o mundo num crescente que compreendessem. Deu certo porque moramos em São Paulo e parte da família no Rio, outra no Paraná, assim fomos fazendo uma expansão, viajando pro sul e sudeste. Debravamos o estado de São Paulo sempre que podemos em nossas roadtrips e de Curitiba, onde os avós moram, já seguimos para Santa Carina e cruzamos o Paraná até Foz do Iguaçu e a Tríplice Fronteira.

Em seguida, avançamos para o Nordeste. Fortaleza, Recife, Maceió foram cidades nas quais os três puderam experimentar novo clima, sabores, ventos e odores, descobrindo um novo Brasil. Mas depois disso, admito, a gente começa a fazer as contas para novas viagens em família e desanima, decide seguir rumo ao exterior, para locais onde o custo-benefício é melhor e há mais roteiros acessíveis para as famílias.

Leia também: Para pais viajantes e filhos que já nascem com rodinhas nos pés (e asas para desbravar o mundo!)

Não é à toa que muitas famílias seguem para Orlando e lotam os parques da Disney todo ano. É (depois do visto acertado) muito fácil, prático, organizado e gostoso ir para onde prestadores de serviço e comerciantes querem a presença de famílias em férias.

Estas diferenças e os sonhos de consumo para quem quer também viajar em família pelo Brasil foram tema da Blogagem Coletiva Mudanças para as famílias viajarem mais pelo Brasil, iniciativa blogueira Adriana Pasello do Diário de Viagem e do grupo de discussão no Facebook  Viagens em Família  criado e moderado por Sut-Mie Guibert do Viajando com Pimpolhos. O grupo se propõe a trocar ideias sobre destinos e atrações que sejam kid-friendly, ou seja, que atendam bem os pequenos viajantes.

Ao me convidar para participar, Adriana me contou que a ideia surgiu de uma série de postagens de pais que viajam constantemente com filhos e comentaram sobre as deficiências básicas encontradas pelas famílias ao viajar pelo Brasil. Essa blogagem pretende chamar a atenção para o assunto detalhando quais são as necessidades das famílias quando fazem turismo com crianças.

Cerca de 30 blogueiros escreveram sobre o assunto em posts que abordam desde uma praia específica ou um aspecto do turismo como “viagem de carro” até outros mais gerais, com fotos de boas práticas de turismo em família no exterior. Há sugestões para os aeroportos e pracinhas do Brasil, mas também ideias que podem ser facilmente adaptadas por pousadas, hotéis e restaurantes para atrair um público cada vez maior!

Quer acompanhar ou participar? Os blogueiros adotaram a hashtag #queremosviajarpeloBrasil para identificar as publicações da ação e a lista parcial pode ser conferida abaixo.

1. Adriana Pasello – Diário de Viagem

2. Claudia Boemmels – Brasileiros mundo afora

3. Flávia Peixoto – Viajar é tudo de bom!

4. Claudia Rodrigues – Felipe, o pequeno viajante

5. Andreza Trivillin – Andreza Dica e Indica Disney

6. Thyl Guerra – Viajando com Palavras

7. Eder Rezende – Quatro Cantos do Mundo

8. Ana Luiza Fragoso – Oxente Menina

9. Adelia Lundberg – Paris des Petits

10. Débora Galizia – Viajando em familia

11. Márcia Tanikawa – Os Caminhantes Ogrotur

12. Karen Schubert Reimer – As Aventuras da Ellerim Viajante

13. Thiago Cesar Busarello – Vida de Turista

14- Regeane Nicaretta- Dicas da Rege

15 – Debora Godoy Segnini – Gosto e Pronto

16- Erica Piros Kovacs – Viagem com Gêmeos

17 – Francine Agnoletto – Viagens que Sonhamos

18 – Sut-Mie Guibert- Viajando com Pimpolhos

19 – Ana Cintia Cassab Heilborn – Travel Book Blog

20 – Flávia Maciel – Bebê Pelo Mundo

21 – Claudia Bins – Mosaicos do Sul

22 – Patrícia Tabalipa – Roteiro Baby Floripa

23. Andrea Almeida Barros – Do RS para o Mundo

24. Patrícia Papp – Coisas de Mãe

25- Susana Spotti – Viagem Simplesmente

26 – Andrea e Luciano – Malas e Panelas

27- Patricia Longo Tayão – Viajar hei

28- Sam Shiraishi – Mãe com filhos

Qual o tamanho do mundo que você quer para seu filho? Esta é uma pergunta que muitos pais deveriam se fazer e responder novamente de tempos em tempos. Leia mais em Para pais viajantes e filhos que já nascem com rodinhas nos pés (e asas para desbravar o mundo!)

Você pode gostar também de ler:
(Foto:Thásya Barbosa) Niteroiense de nascença abraçada pelo mundo. Desde muito pequena
"Hoje é um dia especial para os cristãos, pois celebramos os 500 anos da Reforma
A maioria das mensagens de texto que são transmitidas por dia contém questões parecidas com
Para começar: você sabe o que é um hostel? Um hostel (sinônimo de albergue) é um
Sabem aquele papo "meu passado me condena"? Então, no meu passado, lá no terceiro ano
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas