destaque / entretenimento

Quer saber como os livros de colorir funcionam no tratamento do estresse?
Dentro desse sistema, uma parte específica é responsável por proporcionar sensações de prazer: o circuito de recompensa. Ele começa na área segmentar central (a), que transmite impulsos elétricos para o núcleo accumbens (b), parte central do circuito de recompensa. De lá, os impulsos seguem para o córtex pré-frontal (c), a parte responsável pelo planejamento de atividades.

Como não há contato físico entre os neurônios, os impulsos precisam de uma “ajudinha” para ser transmitidos de uma célula para outra. Essa ajuda é a dopamina, um neurotransmissor que transforma o impulso elétrico em sinal químico, possibilitando a transmissão. É a liberação da dopamina que causa a sensação de prazer.

  

Essas informações científicas foram a desculpa que eu precisava para pedir um desses livros da moda para meus filhos no Dia das Mães. 

Mas sabem como é, no final das contas quem compra o presente é o pai e meu marido não levou meu pedido a sério. 

Felizmente, não fui esquecida.

  
A Editora Sextante, que trouxe para o Brasil as obras de Johana Brasford, criadora da série “Secret Garden”, me presenteou com um exemplar de Floresta Encantada.

Johana afirma que seus livros exigem dedicação e para isso é necessário que o indivíduo se desligue de seus problemas e concentre todas as suas energias no colorido. 

Deve ser verdade. Muitas amigas minhas estão “viciadas” nos livros e confirmam que a atividade ajuda a diminuir a ansiedade, estabiliza o humor, aumenta a capacidade de atenção, é extremamente relaxante e pode até servir como um auxílio para dormir.

  

🙂

O que eu descobri? É realmente relaxante porque, ao se concentrar em colorir direito ou na escolha das cores, a gente se concentra tanto que parece esquecer os problemas do dia. Além disso, ainda tem a vantagem de que não dá para colorir e mexer no celular ao mesmo tempo.

(risos)

 

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)


Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas