destaque / entretenimento

Quer saber como os livros de colorir funcionam no tratamento do estresse?
Dentro desse sistema, uma parte específica é responsável por proporcionar sensações de prazer: o circuito de recompensa. Ele começa na área segmentar central (a), que transmite impulsos elétricos para o núcleo accumbens (b), parte central do circuito de recompensa. De lá, os impulsos seguem para o córtex pré-frontal (c), a parte responsável pelo planejamento de atividades.

Como não há contato físico entre os neurônios, os impulsos precisam de uma “ajudinha” para ser transmitidos de uma célula para outra. Essa ajuda é a dopamina, um neurotransmissor que transforma o impulso elétrico em sinal químico, possibilitando a transmissão. É a liberação da dopamina que causa a sensação de prazer.

  

Essas informações científicas foram a desculpa que eu precisava para pedir um desses livros da moda para meus filhos no Dia das Mães. 

Mas sabem como é, no final das contas quem compra o presente é o pai e meu marido não levou meu pedido a sério. 

Felizmente, não fui esquecida.

  
A Editora Sextante, que trouxe para o Brasil as obras de Johana Brasford, criadora da série “Secret Garden”, me presenteou com um exemplar de Floresta Encantada.

Johana afirma que seus livros exigem dedicação e para isso é necessário que o indivíduo se desligue de seus problemas e concentre todas as suas energias no colorido. 

Deve ser verdade. Muitas amigas minhas estão “viciadas” nos livros e confirmam que a atividade ajuda a diminuir a ansiedade, estabiliza o humor, aumenta a capacidade de atenção, é extremamente relaxante e pode até servir como um auxílio para dormir.

  

🙂

O que eu descobri? É realmente relaxante porque, ao se concentrar em colorir direito ou na escolha das cores, a gente se concentra tanto que parece esquecer os problemas do dia. Além disso, ainda tem a vantagem de que não dá para colorir e mexer no celular ao mesmo tempo.

(risos)

 


Estatísticas