Quando uma ideia dá certo, ela se espalha rapidamente! #vivapositivamente

Estou em férias e nem daqui desligo.

Buenos Aires é uma cidade incrível, mas como temos iniciativas excelentes no Brasil. Uma delas, da rede de sustentabilidade envolvida com a reciclagem de materiais, é exemplo que agora passa a ser replicado em outros países.

O modelo de Empreendedorismo Social dos Coletivos Coca-Cola, que acompanho há anos no projeto #vivapositivamente, ganharam o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O anúncio foi feito nesta semana na Clinton Global Initiative Latin America (CGI) e me alegra contar que só com essa expansão no Brasil o projeto já pode impactar positivamente mais de 30 mil pessoas em projetos pilotos nas cidades-sede da Copa do Mundo2014 (Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador,Cuiabá, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre).

Para nosso orgulho, os Coletivos serão replicados em outros países brevemente, repetindo um modelo brasileiro muito feliz.

20131210-111759.jpg

“É inspirador saber que vamos ajudar milhares de pessoas a transformar suas próprias vidas através danossa cadeia de valor, à medida que expandimos oalcance e a escala do Coletivo”, diz Xiemar Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil. “Acreditamos firmemente no poder da associação entre empresas, governos e sociedade civil trabalhando em conjunto para trazer soluções reais para os mais críticos desafios globais”.

Pra quem não conhece o trabalho dos coletivos, recomendo que reserve uns minutinhos para descobrir. São 500 unidades em 150 comunidades no Brasil que já impactaram positivamente a vida de mais de 70 mil pessoas. Trata-se de espaços de encontro e aprendizado, de portas sempre abertas, que acolhem a diversidade e foram criados para trocar ideias, potencializar talentos, gerar oportunidades e preparar um futuro colaborativo.

O Coletivo Reciclagem, por exemplo, no Rio de Janeiro, profissionaliza as cooperativas de reciclagem, gerando renda justa aos catadores e tornando a cadeia de reciclagem mais formalizada e funcional. Graças a projetos como ele hoje temos números alvissareiros na área da reciclagem no Brasil: 98% das latas de alumínio e 56% dasgarrafas PET são recicladas! Conhecemos parte desse trabalho em uma visita em 2011 a ONG Doe Seu Lixo, capacitada pelo Coletivo Reciclagem.

E essa expansão dos coletivos faz parte da meta global 5by20, que pretende empoderar economicamente cinco milhões de mulheres em toda a cadeia de valor daempresa até 2020. Falei do 5by20 neste post.

Fico bem feliz de ver uma ideia que apoiamos ganhar o mundo assim e um suporte maior dentro do nosso país! Empoderamento é a chave para um desenvolvimento mais sustentável!

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook