Quando blogueiros de saúde e qualidade de vida se encontram #vivapositivamente

20130416-082130.jpg

Logo que comecei a freqüentar eventos para blogueiros, entre 2007/08, o que se via era uma Festa do Interior. As pessoas se conheciam e se apoiavam mesmo que suas atividades não tivessem foco semelhante porque o ponto em comum era aquela comunidade virtual nascente.

Assim, seja conversando com a equipe da agência Léo Burnett, participando de lançamento do Portal Terra na Daslu (nos tempos áureos daquele espaço) ou da imersão com a novelista Glória Perez no Projac, as pessoas que eu encontrava (ou convidava, pois tive a honra de ajudar em algumas curadorias) eram em parte as mesmas.

Quando organizo encontros hoje fico feliz ao ver como a “pequena vila” das mídias sociais cresceu no Brasil e no mundo. Agora temos tantos especialistas que fazem aquela fase do “médico da família generalista”, o blogueiro que “jogava nas onze” (fazendo alusão ao futebol mais amador), este deixou de ser o único e passa a ser um especialista em um (ou muitos!) assunto.

Um dos trabalhos que realizo atualmente é um exemplo disso e o encontro que promovemos nesta terça-feira em São Paulo prova deste amadurecimento.

Desde fevereiro de 2011 a Coca-Cola Brasil destina um espaço nobre de seu site e de suas atividades relacionadas à sustentabilidade, qualidade de vida e bem estar ao projeto Viva 2.0. (Viva Positivamente), canal de relacionamento de longo prazo com novos formadores de opinião em redes sociais. O espaço virtual, vinculado ao Instituto Coca-Cola, valoriza o conteúdo produzido por blogueiros, ao mesmo tempo em que reverbera os conceitos que norteiam a Coca-Cola Brasil junto a dezenas de blogs na internet.

Esta trajetória e a proposta de aproximação com os atores sociais da web 2.0 será apresentada por Marco Simões, Vice-Presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, no início do encontro que acontece nesta terça-feira, 16/04, em São Paulo.

O evento é um marco da aproximação dos colaboradores 2.0 da área de Saúde da Coca-Cola, tendo como ápice um bate-papo exclusivo sobre edulcorantes com a engenheira de alimentos e professora da UNICAMP Maria Cecília Figueiredo Toledo. Mais do que uma palestra, o encontro repete o modelo de atividades presenciais do grupo, que já visitou entidades apoiadas pela marca no Rio de Janeiro, na ONG Doe Seu Lixo e nos projetos dos Coletivos Coca-Cola na Cidade de Deus e no Morro dos Macacos, além de participarem com exclusividade de imersão sobre os temas Brasilidade (com Maurício Kubrusly, por ocasião do lançamento da campanha do mascote da Copa) e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (com Tião Santos, famoso por sua atuação em Gramacho).

Desta vez, além dos colaboradores oficiais do portal que escrevem sobre saúde e qualidade de vida, somam-se ao grupo blogueiros da área biomédica e de prática esportiva selecionados pela equipe que coordena o Viva 2.0. Juntos viverão a imersão no tema num dia para conversar, conhecer outros blogueiros que atuam na área de alimentação saudável e prática esportiva e participar de um encontro exclusivo com a engenheira de alimentos. É uma oportunidade ímpar para ouvir a cientista brasileira, respeitada mundialmente por seu trabalho e desenvolve atividades de pesquisa na área de Aditivos Alimentares.

Saiba mais sobre a palestrante:

● Doutora em Ciências dos Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com Pós-Doutorado em Toxicologia de Alimentos na Oregon State University,EUA.
● Compõe a Comissão de Assessoramento Técnico Científico em Alimentos Funcionais e Novos Alimentos (CTCAF) e o Grupo Técnico de Aditivos Alimentares (GTFA) junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
● Especialista da FAO junto ao Joint Expert Committee on Food Additives (JECFA).
● Membro do WHO Expert Advisory Panel on Food Safety.

P.S. Como funciona? Através da divulgação dos links nos quais os posts foram publicados originalmente, o Viva 2.0 pretende “reciclar” conteúdos bacanas e dar maior visibilidade a conteúdos de qualidade atualmente espalhados na rede. Desse modo, será um canal permanente de encontro e relacionamento entre blogueiros e leitores de blogs, tendo a Coca-Cola Brasil como fomentadora da produção de conteúdos de qualidade associados a conceitos como saúde e sustentabilidade. Acompanhe estes updates diários e conheça os blogs que compõem esta parceria no link.

[update]

20130416-123423.jpg

#reinstagram @alinekelly: Eu, @gnsbrasil e @inagaki fazendo a abertura do Encontro de Blogueiros de Saúde do #vivapositivamente 🙂
Dia lindo, com 30 blogueiros maravilhosos que tive a alegria de selecionar e convidar para conversar sobre qualidade de vida e que marca minha despedida oficial das atividades profissionais na @otagaissama antes da licença-maternidade da Manu.
Sinto que sou abençoada por poder estar neste lugar, neste momento, fazendo um trabalho que reúne pessoas incríveis.
[/update]

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook