bem estar / educação / mãe

quando a diversidade entrou na sua vida escolar

Você se lembra quando a diversidade entrou na sua vida escolar?

E na vida dos seus filhos/sobrinhos, será que evoluímos e a presença das crianças com necessidades especiais cresceu?

Ao ler este declaração de uma educadora ligada ao alto escalão do MEC, fiquei a pensar e buscar em minhas memórias quando eu tive colegas com necessidades especiais e, realmente, concordo que eles não existiam nas escolas até recentemente. Creio que meus primeiros colegas tinham pequenas dificuldades motoras ou de audição ou visão.

“Defendo ardorosamente a inclusão das crianças com deficiência nas escolas regulares. Acho transformador ainda mais para as crianças que não têm deficiência. Eu só fui conhecer uma pessoa com síndrome de Down quando tinha 14 anos. Me pergunto: onde estavam as crianças? Isso me privou da oportunidade de conviver com a diferença. Claro que a inclusão das crianças com deficiência deve ocorrer nas escolas que têm estrutura para isso. Isto é a vivência da democracia e a prática é fundamental.”
Pilar Lacerda

E para quem pensa em ter esta conversa com as crianças, uma dica preciosa: vale ler o texto What To Teach Your Children About Kids With Special Needs de Ellen Seidman (do blog Love That Max).

Outros posts sobre o tema:

P.S. Leitura recomendada: o blog Eu Tenho Um Filho Especial, de Cristiano Santos, pai de Nicolas e Analice. Tem entrevista em vídeo com ele no post “Pais que são verdadeiras mães“.

The following two tabs change content below.
Jornalista, blogueira, casada com @gnsbrasil, @maecomfilhos de 3!, consumidora de cultura, tecedora de redes em mídias sociais, empreendedora na @otagaissama. Voluntária desde os 8 anos, praticante de boloterapia desde os 9, entusiasta e praticante do aleitamento materno como #maede3, acredita no poder das mídias sociais para promover o bem no estilo #socialgood e adota uma vida material minimalista - sem abrir mão do conforto e da alegria de viver. :)

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline