Qual o melhor presente para o Dia das Crianças? Brincar com elas!

“Que tal um feriado com brincadeiras focadas no convívio com as crianças da família. Porque, vamos combinar, nada tem mais valor do que o tempo e o carinho que dedicamos às pessoas queridas, não é mesmo?”

Tenho recebido no e-mail e nas redes sociais várias propagandas de promoções, descontos e novidades para comprar coisas para o Dia das Crianças e o estresse e tempo dedicado pelos pais para ir em busca do melhor presente material, quando, na verdade, nossas crianças precisam mesmo de outro presente, não só em datas especiais… crianças precisam de pais e mães atentos, próximos, interessados e desejosos de conviver com elas.

No Mãe com filhos, tanto eu quanto @cybelemeyer já falamos sobre o tema com sugestões divertidas nos posts Como se divertir com os filhos nas férias sem sair de casaFérias escolares e as crianças sem atividades! E eu também gosto muito das sugestões de Resgatando brincadeiras e do post Brincadeiras antigas, sem falar na receita de massa de modelar caseira que tem no Inventando brincadeiras. E que tal reviver os jogos de tabuleiro que os pequenos ganham e a gente quase nunca tem tempo ou paciência de jogar? E até o discutido videogame pode entrar em ação, desde que ele não seja a babá eletrônica e você encare jogar e brincar de fato com as crianças!

Outra sugestão, para quem ficará em casa nos estados em que já previsão de frio e chuvinha, é usar materiais simples do lar para inventar coisas como:

  • Corrida da escada: galopar pelos buracos formados pelos degraus de uma escada de madeira deitada no chão
  • Mesa de balões: passar por baixo de uma mesa escondida por uma nuvem de balões presa no chão, oscilando pelos fios presos por todos os lados da mesa, os balões balançam e estouram fazendo barulho enquanto as crianças passam, o que garante boas gargalhadas
  • Caminhada de jornal: cada participante recebe três folhas de jornal. Eles devem colocar uma após a outra no chão a cada passo, para pisarem apenas sobre elas. Este é o obstáculo perfeito para ser colocado em uma curva delicada do percurso
  • Caminho de bambolês: coloque oito bambolês em linha reta e convide as crianças, uma a uma, a pisar dentro de um bambolê, passando-o sobre a cabeça e deixando-o para trás enquanto segue em frente até terminar a fileira

E se na sua região fará calor, que tal um piquenique? Dá para conciliar o lanche e um passeio de bicicleta. Meus meninos sempre pedem por um lanche ao ar livre e é oportunidade de passar momentos animados juntos desde a preparação.

Você vai precisar de:

  • para curtir: uma manta fina e/ou uma toalha de mesa – xadrez, de preferência – para colocar por cima da grama e para vocês deitarem e brincarem (a gente gosta de jogar trunfo ou baralho depois de comer o lanche, para “segurar” os meninos durante a digestão)
  • para beber: copos e pratos de acrílico, que são leves e não quebram facilmente, como os de porcelana. A opção é usar suco em caixinha, garrafas de água e latas de refrigerante em um cooler para conservar a temperatura
  • para comer: vale optar por frutas (e vegetais como cenoura) que não exigem muito no transporte – mas leve tudo já lavado, se possível embrulhadas em papel-filme ou em um pote com tampa. São bem vindos também torradas, bolachas e pães para comer com geleia e patê.

E para os mais habilidosos e sem preguiça, tem sugestões de receitas para piquenique e para quem resolver cozinhar com as crianças em casa.

E aí, o que acham? E o que vocês estão planejando fazer com suas crianças no feriado delas?

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook