Quadrões no MuBE

mauricio_de_sousa_historia_em_quadroes_reprodu_es_do_site_2.bmp

Como contei, no sábado finalmente fomos ver a exposição dos 50 anos de carreira  de Mauricio de Sousa (73 anos e um empresário muito bem sucedido!) no MuBE (av. Europa, 218, Jardim Europa, região oeste, São Paulo, SP).

mauricio_de_sousa_historia_em_quadroes_reprodu_es_do_site_3.bmp

Meu filho fã do cartunista, tem repetido para mim há semanas uma história:

Há 50 anos, em 18 de julho de 1959, a primeira tirinha assinada por Mauricio de Sousa, e protagonizada por Bidu e Franjinha, era publicada no então jornal “Folha da Manhã”.

mauricio_de_sousa_historia_em_quadroes_reprodu_es_do_site_4.bmp

Queria ter visto o documentário produzido em sua homenagem (por The Biography Channel), “Biography: Mauricio de Sousa”, mas ainda não consegui! (Se alguém viu me conte!) Enfim, pelo  menos fomos ver a mostra, que sai de cartaz no próximo domingo e está organizada em duas partes: rico acervo de tirinhas, gibis e personagens e a releitura de quadros e esculturas de pintores famosos como Leonardo da Vinci e Michelangelo, com a cara dos personagens da Turma da Mônica.

mauricio_de_sousa_historia_em_quadroes_reprodu_es_do_site_5.bmp

E foi justamente nesta, História em Quadrões, que queriamos ver há anos, que nos encantamos de fato. Era proibido fotografar, mas eu achei no site da Turminha as fotos que ilustram o post… claro que, como acontece com as grandes obras, só o olho nu, de pertinho, nos dá a emoção. E não achei reproduções dos quadros inspirados em Renoir (com Magali e Mônica como As Meninas), Monet (vários) e Velazquez (Pipa estava maravilhosa num dos quadros que esqueci o nome e a turminha linda em La Familia de Felipe IV).

mauricio_de_sousa_historia_em_quadroes_reprodu_es_do_site_.bmp

Meu conselho para quem ainda não viu, é que corra até lá (eu sei, é fora de mão este Jardim Europa) e se tiver crianças leve e vá com tempo, pois tem orientadores com jogos da Turminha no vão do museu para ocupar os pequenos por um bom tempo!

mauricio_de_sousa_historia_em_quadroes_reprodu_es_do_site_6.bmp

P.S. Dois quadros que precisam ser vistos de perto:

Consagração do Imperador Napoleão (Cascão) de Jacques-Louis David,

mauricio_de_sousa_historia_em_quadroes_reprodu_es_do_site_1.bmp

E Independência ou Morte de Pedro Américo.

mauricio_de_sousa_historia_em_quadroes_reprodu_es_do_site_7.bmp

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook