destaque / educação / empreendedorismo / entretenimento / sustentabilidade

IMG_0783.JPG

Vale registro o tema da redação do Enem: “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Espero poder ver alguns destaques positivos do que os 8,7 milhões de inscritos na edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) disseram sobre o tema.

Para subsidiar a produção textual dos participantes, a proposta de redação trazia três textos motivadores: um texto jornalístico que discute se a publicidade infantil deve ser proibida no Brasil, um infográfico sobre a publicidade para crianças no mundo, e outro texto sobre a criança como o consumidor do futuro.

Mas para mim o destaque mesmo foi o Voz da Comunidade ser tema de uma das questões. O site, veículo comunitário mantido por jovens moradores do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, é um dos projetos de midialivrismo que acompanho com carinho e está no nosso grupo do aviva Positivamente.

IMG_0785.JPG

Acho interessante ver temas atuais lá, mesclados aos tradicionais. Os meios de comunicação estavam presentes, com peças publicitárias sobre violência sexual infantil, reportagens sobre televisão e o futuro da água potável – colocando a crise hídrica, novamente, de forma discreta na prova, além de uma notícia de 2013 da Agência Brasil, sobre segurança da informação. Não faltaram também trechos de obras de escritores e poetas como Luis Fernando Verissimo, Vinícius de Moraes, Augusto dos Anjos e Guimarães Rosa.

Afinal, a prova de língua portuguesa é importante! Outros temas, como a doação de órgãos, música brasileira e lutas marciais como o MMA e o uso de suplementos alimentares, estiveram na pauta, e a maior parte das questões exigia atenção dos participantes do exame para responder aos itens relativos ao próprio texto, testando a habilidade na inerpretação de texto.

E um conterrâneo meu estava lá:

IMG_0784-0.PNG

A charge do paranaense Will Leite que mostra o robô Oppotunity, da Agência Espacial Americana (Nasa), fazendo uma selfie em Marte também apareceu no exame.

O valor do Enem

Conhecido como meio de ingresso a instituições federais de educação superior, a nota do Enem também facilita o acesso às políticas públicas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Ciência sem Fronteiras.

Você pode gostar também de ler:
Neste ano meu filho mais velho completa 18 anos e - geração Uber - ele
Há alguns anos, tive a honra de fazer um "tour" por uma parte do rio
Já ouviu falar do conceito “Design de energia”? https://www.youtube.com/watch?v=4q8ugvNZyrM   O programa Shizen Global Talent
Nasci em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, região linda do Paraná. E eis que eu,
Você é daquele tipo de consumidor que baseia suas escolhas em valores? Eu sou. Se
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas