cidadania

Projetos que trazem à tona o que há de melhor em nós e valorizam quem está empenhado em ir além da crítica, colocando a mão na massa para melhorar nosso país, são meus favoritos. Recebem sempre minha atenção e merecem destaque em todo lugar.

Um deles é o Educar Para Crescer, um movimento sem fins lucrativos que trabalha em prol da educação no Brasil – e que conheço de perto por conta do Todos pela educação e respeito imensamente. Anualmente diversas publicações (matérias em revistas ou online e cartilhas) são produzidas para estimular a formação de um novo conceito de educação nas famílias brasileiras.

Outro trabalho muito bonito nesta área e que eu já citei aqui no blog é do Ação, programa que mostra a iniciativa de pessoas e empresas que emprestam sua experiência profissional e doam seu tempo para ajudar na construção de um presente melhor. Periodicamente o Ação Global, parceria do SESI com a Rede Globo, presta serviços
gratuitos à população.

Há alguns anos eu acompanho anualmente os projetos que são destacados no Projeto Generosidade, iniciativa que há 4 anos publica reportagens (são mais de 200) e histórias enviadas pelos internautas no site. São casos reais de pessoas e entidades que doam seu tempo, trabalho, dinheiro e amor para ajudar alguém e que podem ser contadas no site até 30 de setembro, deixando em destaque propostas que participarão da seleção do melhor projeto de ação social, chegando ao final com um “vencedor” que receberá uma doação no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), para ser integralmente investido na ação.

E um dos projetos mais famosos já está no ar, começando a mostrar sua presença novamente, o Criança Esperança. No ar há 25 anos, a campanha tem como objetivo chamar a atenção da opinião pública para a situação da infância e da juventude no país, expondo ao debate – por meio de ampla ação de comunicação – alguns dos principais problemas que atingem crianças, jovens e adolescentes – e incentivando a doação de recursos que são aplicados em projetos sociais no Brasil, entre eles os chamados Espaços Criança Esperança e a Pastoral da Criança.

P.S. No video (que vai ao ar na TV a partir do dia 24/06), a doadora Marcia Fernandes Dias recebeu o ator Rodrigo Lombardi e o beneficiado Diego Pinheiro Lima em sua casa, em Niterói, RJ. Este é um dos filmes da segunda fase da campanha Criança Esperança 2010, intitulada Encontros, criada pela Central Globo de Comunicação (Eduardo Castro, Leo Pomposelli, Rodrigo Judá, com direção de Marcos Pedrosa e Adilson Júnior) para mostrar como as doações transformam a vida de crianças e adolescentes beneficiados pelo Criança Esperança. Diego conta para Marcia que começou no projeto como aluno de teatro, quando descobriu que gostava mesmo de escrever.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas