destaque / educação / empreendedorismo


Já me voluntariei a área o Projeto Blocks que promete criar um hardware aberto para que crianças tenham experiências físicas de programação.

O projeto é resultado de uma pesquisa colaborativa entre o Google, a IDEO e o professor da Universidade de Stanford, o brasileiro Paulo Blikstein.

Segundo o Google, a proposta do Project Blocks é tornar a programação palpável, também conhecida como programação tangível, para crianças poderem expressar ideias que de outra forma não expressariam. 


Em parceria com a IDEO, a equipe do Project Blocks criou um dispositivo de demonstração chamado Coding Kit que mostra como designers, desenvolvedores e pesquisadores podem fazer uso do sistema. Ele permite o ensinamento de conceitos básicos de programação, juntando blocos de código para criar um conjunto de instruções que serão enviadas para controlar brinquedos e outros dispositivos conectados, desde um tablet a um robô que desenha ou ferramentas educacionais como o Lego Education WeDo 2.0.


Nesta primeira etapa do projeto, o equipe busca educadores, colaboradores, pais e pesquisadores de todo o mundo que gostariam de contribuir com a pesquisa. A participação é feita remotamente. As inscrições podem ser feitas neste link.


Estatísticas