cidadania / destaque / sustentabilidade

IMG_0409.JPG

Sou da geração que se habituou a ver a seca de longe, nas imagens do nordeste brasileiro ou em filmes e documentários de TV. Sulista, de uma das cidades com maior índice pluviométrico do país, só uma vez eu lembro de ter que pensar em usar menos água, na seca de 1985.

Mas agora esta realidade bateu à minha porta. No meu condomínio temos um poço artesiano em atividade, portanto podemos economizar água da Sabesp sem sacrificar os moradores. Mesmo assim sinto na pele, no aparelho respiratório, nos olhos e saúde os efeitos da secura!

E pelo que li vai longe!

A crise no abastecimento de água em São Paulo deve durar mais quatro anos, caso os cenários projetados por pesquisadores se confirmem. Simulações mostram que o sistema Cantareira vai demorar de quatro a cinco anos para se recurperar, caso chova dentro da média histórica na região das represas, que atingiu o menor nível – 4,8% da capacidade – no domingo, 12/10/2014.

A foto é de maio, mas nos dá uma dimensão do que têm sido a crise da água no Sistema Cantareira.

IMG_0410.JPG

São cinco represas, sendo a Jaguari-Jacareí a maior. Através de um túnel, ela despeja água na represa Cachoeira, que por sua vez abastece o reservatório de Atibainha. De lá, a água segue para o reservatório Paiva Castro e depois é bombeada para Águas Claras, que fica no topo da Serra da Cantareira. Lá ela é tratada e distribuída para mais da metade da população da Grande São Paulo.

IMG_0408.JPG

O pesquisador Antônio Zuffo, da Unicamp, alertou que existe a possibilidade de desabastecimento em 2015, “com graves consequências sociais, econômicas e ambientais”.

No entanto, as obras da sabesp para aumentar a produção de água e ajudar a resolver o problema de escassez só devem ficar prontas em 2016, caso da ampliação do sistema Rio Grande e da interligação entre as represas Atibainha e Jaguari. Já a parceria público-privada d sistema São Lourenço, que deve abastecer áreas críticas da zona oeste da Grande São Paulo, está prevista para terminar em 2018.

Eu nem acreditava que este governo seria reeleito, mas ja que foi, precisamos cobrar todo dia atitudes para resolver esta questão tão séria!

[update]

Utilidade:

De onde vem a água que você consome e com a seca, qual o nível de ameaça a esse sistema?

Acesse o link, informe o CEP e descubra.

De onde vem a água que você consome e com a seca, qual o nível de ameaça a esse sistema.  Acesse


<blockquote></blockquote>
<p> o link, informe o CP e descubra.” width=”500″ height=”275″ /></a></p>
<p>E vale pensar politicamente sobre a crise. Meu amigo Renato Guimarães postou uma carta aberta ao governador Geraldo Alckmin, vale ler!</p>
<p><a href=IMG_3534-0.PNG

[/update]
Você pode gostar também de ler:
Neste ano meu filho mais velho completa 18 anos e - geração Uber - ele
Há alguns anos, tive a honra de fazer um "tour" por uma parte do rio
Já ouviu falar do conceito “Design de energia”? https://www.youtube.com/watch?v=4q8ugvNZyrM   O programa Shizen Global Talent
Nasci em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, região linda do Paraná. E eis que eu,
Você é daquele tipo de consumidor que baseia suas escolhas em valores? Eu sou. Se
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas