A “melhor idade” tem muita história para contar!

Não é de hoje que eu penso no que se convencionou chamar de Terceira Idade ou Melhor idade né? Já trouxe o tema à tona em posts diversos, de voluntariado à postura da mulher motorista (algumas continuam dirigindo depois dos 80 anos), sempre pensando no quanto a maturidade traz benefícios para toda sociedade. Morei no Japão onde os idosos são muito respeitados, preservam seu espaço social e, acima de tudo, se sentem atores importantes no cotidiano.

Por isso, quando me convidaram para divulgar aqui o Concurso Cultural Prêmios Longevidade, do Grupo Bradesco Seguros, eu aceitei, ciente de que tem grande valor divulgarmos notícias e dicas ligadas ao envelhecimento vivido de uma forma mais saudável, com o conceito de que o passar dos anos não precisa estar relacionado ao fim da vida, mas sim ao acúmulo de experiências e de histórias. Histórias que precisam ser compartilhadas, estudadas e registradas.

Valorizando estas histórias, as produções acadêmicas, jornalísticas e memoriais (relatos de histórias de vida), que dissertem sobre o conceito de Longevidade estão convidados a participar dos “Prêmios Longevidade”, que aceita inscrições até o dia 31/08/2011.

Veja as categorias e descubra como você pode participar ou indicar a algum amigo que o faça:

  • Histórias de vida: Relatos pessoais ou narrativas de histórias que tratem da relação das pessoas com o tempo, experiências significativas e lições de vida de longevos. Podem participar todos os interessados, maiores de 18 anos.
  • Jornalismo: Matérias sobre a Longevidade, seus impactos e desdobramentos, veiculadas entre janeiro de 2010 e agosto de 2011. São duas subcategorias: mídia impressa (jornais e revistas) e mídia eletrônica (TV, rádio e web). Poderão participar deste concurso jornalistas brasileiros com Registro Profissional no Ministério do Trabalho (MTB).

Além de certificado e troféu desenvolvido por um artista plástico brasileiro, os vencedores receberão prêmios em dinheiro que variam de R$ 1 mil a R$ 10 mil, entregues na premiação que ocorrerá no VI Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, no dia 04/10, no Hotel Unique, em São Paulo.

Para mais informações, inscrições e todos os regulamentos acesse: www.premiosdalongevidade.com.br

P.S. E para quem estuda o tema, há mais uma categoria, com o prazo de inscrição até janeiro de 2012: o Prêmio Longevidade Meio Acadêmico, um estímulo a quem se dedica a estudar a Longevidade nas categorias Mestrado, Doutorado e Trabalho Publicado em Revista Científica.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook