Polos Olímpícos de Treinamento Intensivo

A estratégia é como a do time de futebol que faz “clínica” e depois pega os melhores, que viram “prata da casa”. Mas apesar das semelhanças e do nome “Polos Olímpícos de Treinamento Intensivo“, não estou falando de esportes.

Aproveito uma notícia da universidade na qual meu filho estuda para divulgar o programa (que tem a sigla POTI), organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e funciona em várias universidades do Brasil, para capacitar os estudantes a concorrer na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A UFABC, sob supervisão do professor Maurício Richartz, coordenador do curso de Matemática, é uma das sedes do programa Polos Olímpícos de Treinamento Intensivo, que prepara estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental ao último ano do Médio para participar de olimpíadas de matemática.

No caso da UFABC, as atividades ocorrerão no Campus Santo André a partir de 22 de março e se estenderão até dezembro, às sextas-feiras, das 14 às 18 horas. O conteúdo cobrirá especialmente tópicos como álgebra, teoria dos números, combinatória e geometria. 

A participação no programa é gratuita e as inscrições estão disponíveis até 17 de março na página poti.impa.br. Basta ao aluno interessado escolher a universidade mais próxima (ou fácil de chegar) como local das atividades. 

É assim que entendo o papel das universidades, em especial das públicas – e eu sou oriunda de colégio e universidade federais, vivi muito disso, sei que funciona.

Aliás, a minha universidade também tem um polo:

Não tem uma universidade que ofereça isso por aí?  
 
O POTI Virtual tem a intenção de atender aos interassados no programa e que por algum dos motivo, não possam fazer o POTI Presencial. O POTI Virtual atenderá aos alunos de estados ou municipios onde não existam polos presenciais, alunos não selecionados para o POTI Presencial, alunos que não possam comparecer aos encontros presenciais. Essa modalidade de ensino a distância não tem limite de alunos inscritos, mas também não emite certificado de participação.

Sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, e tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área.

Conheça outros programas relacionados:

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, casada, mãe de 3, jornalista no @avidaquer @maecomfilhos @biblianafamilia.

Comentários no Facebook