O fantástico mundo dos insetos está no MIBIO

Você sabe o que é um inseto? Sabia que existem mais de 1 milhão de espécies conhecidas e acreditam que mais outras 7 milhões para serem descobertas? Você acha que os insetos não são importantes e que só atrapalham? Consegue imaginar nosso planeta 15% mais leve, e com a metade dos seres vivos existentes? Pois é, os insetos aparentemente tão insignificantes representam mais da metade do planeta e, somente as formigas, 15% de seu peso!

Eis um lugar que, mesmo sendo mãe de pequenos cientistas, nunca tinha visitado em Sampa: o Museu do Instituto Biológico (MIBIO). Por não ser paulistana eu demorei um tanto para descobrir o local (que fica na Vila Mariana, não muito distante – de carro – do do Parque do Ibirapuera) e todas as vezes que passava lá na frente penso que deveria levar as crianças.

Eis que recebi um convite bem simpático deles para a exposição Planeta Inseto, que promete mostrar a importância destes organismos para a vida humana, num acervo que é um verdadeiro “zoológico só de insetos”.

O legal é que esta exposição não é daquelas com tempo curto – dá para planejar com calma para aproveitar o espaço – e vale a pena, pois o MIBIO está instalado em um casarão de estilo neo-colonial, construído em meados da década de 40, e ocupa uma área de aproximadamente 2.500 m2 no centro de São Paulo. Durante todo o ano de 2011 o espaço será palco da exposição Planeta Inseto que retrata, de forma lúdica e interativa, os diversos aspectos sobre os insetos, sensibilizando o público para sua importância na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.

E se você ainda não se convenceu de que o passeio vale a pena, seguem alguns motivos para fazer o passeio com as crianças:

  • Que tal descobrir como as lagartas do bicho da seda fazem uma confortável camisa?
  • Conhecer o modo de produção do delicioso mel das abelhas?
  • Apostar em uma excêntrica corrida de baratas num baratódromo? (Eca!, este eu passo!…)
  • Descobrir quais povos utilizam insetos como fonte de alimento…
  • E saber quais povos os treinam os insetos para competirem em campeonatos de lutas!

Muito além das curiosidades, ao saber dos detalhes da exposição eu pensei que ela pode ser um excelente apoio pedagógico. Trata de pragas urbanas, os insetos que rondam as nossas casas,  avançam em nossa comida e podem transmitir doenças e orienta sobre controle biológico. A mostra ainda aborda insetos que atacam plantações de milho, café, girassol, e soja, entre outras culturas que servem de alimento à humanidade, explorando a diversidade através de atividades que instigam a curiosidade.

Gostou? Então anota aí: o MIBIO fica na rua Amâncio de Carvalho, 546, Vila Mariana, São Paulo, SP. A exposição, gratuita, está aberta de terça a domingo, das 9h às 17h (mas a bilheteria fecha às 16h). Informações: www.biologico.sp.gov.br e no fone ( 11) 2613 – 9500/ 9400 ou e-mail planetainseto@biologico.sp.gov.br.

P.S. O projeto é coordenado pelo Instituto Biológico, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tendo como parceiros a Secretaria da Cultura e o Catavento Cultural e Educacional.


Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook