Todo mundo quer ser “aquela Coca-Cola toda”. Até a pizza do Oscar!

Domingo é a noite da pizza? Na Mooca, bairro italiano de São Paulo, é. Moramos aqui há 9 anos e o movimento nas pizzarias é frenético nesta noite de ficar em casa, ver TV e tomar fôlego para a semana.

Neste domingo foi diferente. Era carnaval e a preguiça podia continuar. Mas acredito que muita gente morreu de vontade de comer pizza depois de ver o improviso da apresentadora do Oscar, Ellen Degeneris, que levou um entregador de pizza à plateia da cerimônia e serviu quem estava mais perto do palco.

a pizza do oscar ellen e brad, Big Mama's & Papa's, publieditorial no oscar, selfie do oscar, samsung s5, pizza do oscar, brad pitt servindo pizza no oscar, qual a marca da pizza do oscar, ellen degeneris, curiosidades do oscar 2014 , onde fica a pizza do oscar, selfie do ano, selfie ellen no oscar, famosos fazem selfie,
(Na minha timeline do Twitter muita gente suspirou mesmo foi com o “garçom” Brad Pitt, que serviu delicadamente algumas das atrizes e comeu com vontade seu pedaço)

Não demorou e comecei a ver os textos sobre a pizzaria e o significado desta publicidade gratuita e sem precedentes.

O entregador anônimo (na verdade Edgar Martirosyan) é um funcionário da cadeia de pizzarias de Los Angeles Big Mama’s & Papa’s, empresa do  armênio Ararat Agakhayan (Aro), que contou que nada foi planejado e que Ellen é cliente assídua. E uma cliente que confia no produto, afinal, as pizzas de queijo e pepperoni foram servidas ao vivo para Brad Pitt, Harrison Ford, Martin Scorsese, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Kevin Spacey, entre vários outros convidados das primeiras fileiras.

qual é a pizza do oscar e a favorita de ellen de generis, Big Mama's & Papa's, publieditorial no oscar, selfie do oscar, samsung s5, pizza do oscar, brad pitt servindo pizza no oscar, qual a marca da pizza do oscar, ellen degeneris, curiosidades do oscar 2014 , onde fica a pizza do oscar, selfie do ano, selfie ellen no oscar, famosos fazem selfie,

A partir do evento, Big Mama’s & Papa’s atualizaram suas contas nas redes sociais (no Twitter e Instagram, além de Facebook) para difundir sua participação no Oscar e tentar tirar proveito comercial dos minutos de fama. Nem precisa ser especialista em comunicação ou vendas para saber que “é como ganhar na loteria. Gera um alcance muito grande que não teriam podido conseguir com o orçamento que tem de jeito nenhum.”

Mas é divertido pensar no quanto Aro “economizou” por ter uma cliente que confiava tanto no seu produto. Sites americanos afirmam que se aplicassem as tarifas publicitárias da emissora ABC durante a transmissão do Oscar e a pizzaria tivesse que pagar, o custo promocional teria superado os US$ 10 milhões.

E a Coca-Cola do título?

Tirei de uma declaração de Aro, o dono da rede de pizzarias, que parece pensar grande, afinal, ostenta um recorde Guinness por oferecer em seus menus a maior pizza do mundo, de 2 metros quadrados. Ele disse aos jornais que já tem planos para repetir a façanha na cerimônia da Academia de Hollywood em 2015: “Tentar uma associação com a Coca-Cola para ser a pizza oficial do Oscar”.

O que também vale registrar para a posteridade…

selfie do oscar e o publieditorial da samsung por ellen degeneris, Big Mama's & Papa's, publieditorial no oscar, selfie do oscar, samsung s5, pizza do oscar, brad pitt servindo pizza no oscar, qual a marca da pizza do oscar, ellen degeneris, curiosidades do oscar 2014 , onde fica a pizza do oscar, selfie do ano, selfie ellen no oscar, famosos fazem selfie,

A pizza não foi a única nem a mais impactante ação “espontânea” envolvendo uma marca neste Oscar 2014. Ellen Degeneris protagonizou também o selfie mais famoso e o publieditorial mais descarado, que segurou a audiência por vários minutos esperando os artistas do Oscar se agruparem em frente à tela de Ellen (@theellenshow) merece ser “salvo” aqui.

Selfie foi a palavra do ano de 2013

A palavra,  que apareceu em 2002 em um fórum online da Austrália, já tem definição no Oxford Dictionaries,  como “uma fotografia que uma pessoa faz de si mesmo, tipicamente tirada com um smartphone ou webcam, e que sobe para um site de mídia social”. Pelos cálculos do Oxford (feitos por meio de um software), em 12 meses a frequência de uso dessa palavra cresceu 17.000%.

E o produto em questão – o smartphone Samsung Galaxy S5 – foi bem, apareceu no palco em muitos momentos em que a apresentadora tuitava ou tirava fotos (como o famoso selfie, que se tornou o tuite mais RT da história e “travou” a rede social”), mas perdeu força para quem viu uma outra imagem enviada pela apresentadora nos bastidores do prêmio, enviada do seu celular pessoal via “Twitter para iPhone”. Mesmo assim, o Oscar de Ellen deu uma aula de inserção de produto e – para nossa alegria – reviveu o Twitter que “especialistas não usuários” tentam matar há anos e continua firme e forte como uma rede social de incrível impacto imediato.

Sou fã  e não nego! Onde mais eu me divertiria tanto no Oscar e veria tudo em múltiplas telas, em tempo real, se não por lá?

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.