cultura web

“Quem tem caráter é uma pessoa bem resolvida e consegue manter um relacionamento estável e duradouro
Quem tem conteúdo não tem medo de compartilhar conhecimento (mesmo que entre seus pares)
Quem tem os dois (caráter e conteúdo) fatalmente terá relevância onde quer que se insira”

Ao receber o convite para palestrar no #ThinkWeb, contando sobre meu relacionamento como coordenadora de projetos de mídias sociais para grandes empresas tendo como mote minha experiência nos últimos dois anos implantando e coordenando o relacionamento de blogueiros com a rede MdeMulher da Abril, pensei na hora em dois pontos: os critérios que adotei para fazer a curadoria dos blogs e os pontos em comum que tinham em comum os blogs que formaram a rede que se tornou referência na internet feminina do Brasil.

Desde outubro de 2008, nas primeiras reuniões efetivas sobre a formação da rede de blogs, experiência até então inusitada no Brasil e inédita da editora, fiz questão de informar meus critérios para seleção dos blogs. Partiria da figura do editor e com base em sua atuação na web (em Twitter, Facebook, Orkut, Flickr) consideraria se teria, exatamente nesta ordem: caráter, conteúdo e relevância.

Quem tem caráter é uma pessoa bem resolvida e consegue manter um relacionamento estável e duradouro, quem tem conteúdo não tem medo de compartilhar conhecimento (mesmo que entre seus pares), quem tem os dois (caráter e conteúdo) fatalmente terá relevância onde quer que se insira.

São estas pessoas as que se saem bem nos novos modelos de negócios baseados em redes sociais. Elas conseguem reunir os Os três C’s de conteúdo social: Curadoria, Consumo e Criação.

Dispostas a se recriar através de perfis na web, as pessoas que se relacionam com blogs são também empreendedores naturais. Frequentemente os blogs femininos são resultado da necessidade de compartilhar assuntos que são do interesse maior da mulher, mas não necessariamente são o foco de seu cotidiano pessoal ou profissional. E quem encontra forças e coragem para encarar uma nova senda não se abate facilmente, tampouco adota comportamentos rígidos e se opõe ao aprendizado e à mudança.

E como disse ao começar minha palestra ontem, na qual comentei o case do MdeMulher e muitos outros cases nos quais blogs relevantes que estiveram sob minha coordenação de relacionamento com a editora Abril se envolveram nestes dois anos, “pessoas bem resolvidas não tem medo de compartilhar conhecimento”.

Ao longo dos dois anos (período que acabou neste mês de outubro, em que “o filhote” se viu pronto para caminhar sozinho em suas parcerias) em que estive à frente da curadoria e gestão do relacionamento de blogueiros externos com o portal MdeMulher eu descobri 10 pontos em comum nos blogueiros que alcançam sucesso com seu público (mesmo sendo ultra de nicho) e com as empresas que se interessam em falar com este público. Compartilhei-as nos slides abaixo:

E prometo compartilhar com vcs as apresentações dos outros palestrantes do #thinkweb – @biagranja @gilgiardelli @leandro_ogalha @leoxavier @lilianeferrari @ThiagoMin @ulizamboni – assim que a equipe da @webcompany nos passar os links. 😉

Você pode gostar também de ler:
Hoje é Dia do Quadrinho Nacional, galera! E claro que nerd como sou, não poderia
Já aconteceu por aqui, pois temos internet em casa desde os tempos da discada e
Você conhece a Inspirarte? A plataforma, criada pela Faber Castell, para os amantes da arte,
Uma análise do comportamento afetivo da geração millennial e perspectivas para o amor no futuro.
Sexta-feira passada, a atriz Carrie Fisher sofreu um grave ataque cardíaco de 15 minutos antes
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas