cidadania / destaque

Escrevi muito sobre periferia e costumo dizer que sou da periferia. Nas grandes cidades onde vivi – Curitiba, Toquio, São Paulo – nunca morei longe do centro, mas nasci e cresci no interior do Brasil e sei que as pequenas cidades são as periferias, no sentido de que estão à margem dos lançamentos e os avanços culturais e sociais demoram um pouco mais para chegar.

A internet resolveu boa parte disso. Se eu fosse hoje a menina da cidade de 15 mil habitantes (sendo 50% na zona rural!) no interior do Paraná ou a adolescente que atuava como voluntária em projetos sociais na capital, a internet teria amplificado imensamente minha voz, minha capacidade de engajar pessoas e de compartilhar as descobertas que melhorariam minha comunidade.

É nisso que penso quando vejo um evento como os Diálogos da Juventude.

20131206-231034.jpg

E é com grande alegria e honra que serei mediadora do debate no evento de inauguração do Centro de Referência da Juventude de Guarulhos. A cidade, vizinha de São Paulo, a caminho do Rio de Janeiro e, por força do Aeroporto Internacional, passagem de muitos de nós, vive um processo de recuperação da identidade. Por anos foi só “cidade-dormitório” e agora ganha um novo status com empreendimentos imobiliários e opções culturais.

Acompanho tudo com certa proximidade. Aline (@alinekelly), editora do Sustentável 2.0 e colaboradora do @avidaquer, é moradora de Guarulhos desde que nasceu e é na sua periferia, onde cresceu, estudou e foi orientadora em projetos sociais focados em empreendedorismo e protagonismo jovem, que ela escolheu criar seus 3 filhos.

Aline é a curadora deste evento e seu olhar extraordinário me deixou em excelente companhia neste sábado, vejam só a programação:

13h – COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DANDO VOZ AOS JOVENS DA PERIFERIA

A grande mídia só noticia o que acontece na periferia quando e para falar da violência. Mas comunicadores e mobilizadores locais trabalham na contra-mão, mostrando que há muita coisa boa para se contar sobre as periferias e atuando também como fomentadores da participação social facilitando ambientes de transformação, aonde as tecnologias de comunicação são uma das principais ferramentas de articulação.

Convidados para o debate:
– Karol Coelho – Escola de Noticias / Campo Limpo
– Aline Rodrigues – Mídia Periférica ( Zona Sul – SP)
– Rene Silva – Voz da Comunidade / Complexo do Alemão – RJ (por vídeo-conferência)
– Enderson Araujo – Periferia em Movimento / Salvador – BA (por vídeo-conferência)
– Movimento Cabuçu

Mediadora: Aline Kelly

14h: A CULTURA DA PERIFERIA QUER O SEU ESPAÇO

“A cultura da periferia permite construir padrões de interação cívicos, além de criar recursos de poder para seus moradores”.
A riqueza da produção cultural da periferia está na luta por mais espaço, buscando romper com paradigmas que a discriminam e que tentam impor padrões para o que é considerado “bom” culturalmente. Como podemos através dos espaços públicos fortalecer as expressões culturais e artísticas que revelam todo o talento e a história da periferia?

Convidados:

– Casa do Hip Hop de Guarulhos
– Carlos Inada – Conexão Inside Out Rap Comunidade
– Fernanda – Secretaria Nacional da Juventude ,
– Sérgio Gagliardi – DGT Filmes
– Ronaldo Novais Mib (Conexão Inside Out Rap Comunidade/Cooperativa da Rima).

Mediadora: Sam Shiraishi

E como diz o sociólogo Hermano Vianna (um dos idealizadores do programa Esquenta!,de quem já falei aqui)

“A periferia se cansou de esperar da oportunidade que nunca chegava, e que viria de fora, do centro”
Hermano Vianna

20131206-234411.jpg

Veja o mapa do local aqui.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas