Neste terceiro post, a psicóloga Nivia Gonçalves compartilha conosco suas observações como convidada do blog no 4° Forum Mulheres em Destaque (os primeiros posts você pode ler aqui e aqui). O tema é muito interessante: o perfil feminino em negociações complexas como acelerador de suas carreiras.
Alessandra Ginante, Vice Presidente de RH da Avon, falou sobre o tema em sua participação no evento, começando com um cutucão:
“Quando a mulher assume um perfil com estilo masculino, mais incisivo, é vista muitas vezes como autoritária, rígida, e é uma forma de se blindar dos efeitos do meio”.
Nesta linha de pensamento, Alessandra aconselha que “a mulher busque autoconhecimento, entendendo melhor como ela se vê e vê o mundo, para que possa fortalecer sua autoestima (auto estima diz respeito ao juízo de valor que se atribui a si mesmo)”, pois, “as pessoas com baixa autoestima tendem a ter menos certeza de que sua opinião sobre si está correta”.
Como forma de tentar aumentar a autoestima, algumas pessoas usam de auto sabotagem, falando mal de si mesmas, enquanto aguardam o elogio do outro. No entanto esse processo contribui para o enfraquecimento pessoal.
Para Alessandra, “o caminho é descontruir esse ciclo vicioso de não se acreditar, cercando-se de amor e aceitação incondicional, exercitando sua liberdade de escolha e criatividade, na busca pela confiança”.
Como fazer isso?
A executiva sugeriu ferramentas de auto coaching nesta busca:
- identificando os sentimentos que ocorrem quando a pessoa pensa sobre si mesma,
- descobrindo quais crenças e premissas estão por trás destes sentimentos
- percebendo se estes estão associados às suas necessidades e medos
- questionando se eles ainda são válidos e se fazem sentido
São vários os tipos de negociação com empresas e uma certeza: uma pessoa que se conhece melhor também saberá negociar melhor.
“Não podemos mudar, não nos podemos afastar do que somos enquanto não aceitarmos profundamente o que somos”.
Carl Rogers
Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)
- Ações anti-idade: seguir uma dieta saudável - 11/02/2019
- Eu procuro acompanhar mulheres na política – e vocês? - 07/02/2019
- Concordar, discordar, conversar… respeitar! - 06/02/2019
- Star Trek: Discovery - 03/02/2019