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Geralmente as pessoas ficam felizes ou felicitam quem perde peso. Mas nem sempre emagrecer é bom!

Diferente do que muitos podem imaginar perder peso sem razão aparente também é motivo de alerta: em geral, quando o individuo não faz nenhuma alteração em sua rotina para que tal mudança ocorra, esse quadro pode indicar algum problema de saúde, especialmente quando essa redução é acentuada. Atentar para essas questões e buscar auxílio médico são medidas essenciais para contornar o problema e prevenir complicações.

Boa parte das pessoas tem a consciência de que parar ter uma boa saúde é essencial manter o peso saudável, contudo, essa questão está quase sempre associada ao emagrecimento: na maioria das vezes, perder peso é encarado como algo positivo. Porém, nem sempre essa perda representa um benefício à saúde: se isso ocorre sem qualquer esforço e sem mudanças nos hábitos alimentares pode ser um indício de alguma anormalidade. Se não investigado e tratado, o problema pode afetar ainda mais o funcionamento do corpo em virtude da degradação da massa corporal.

O corpo é composto, entre outros elementos, por massa magra e massa gorda – ambas fundamentais para seu bom funcionamento. Ter um peso saudável depende de um equilíbrio entre essas medidas, porém, quando se emagrece de maneira involuntária e acentuada, esses elementos podem ser afetados de forma severa, prejudicando a imunidade e impactando a saúde.

Massa magra: ao contrário do que muitos podem pensar essa massa não se resume somente aos músculos. Ela é composta pelos tecidos, ligamentos, órgãos, ossos e fluídos corporais, além do tecido muscular. Como compõe boa parte da estrutura corporal, a manutenção da massa magra é essencial para preservação das funções mais básicas do organismo.

Massa gorda: nada mais é do que a concentração de gordura em todo o corpo que, apesar de ser interpretada por muitos como um mal a ser combatido, também exerce um papel importante no organismo. A gordura age como barreira de proteção aos órgãos, auxilia na manutenção da temperatura corporal, age no transporte de alguns micronutrientes e representa uma importante fonte de energia para o corpo. Logo, ela também é essencial à saúde, o problema acontece quando essa massa encontra-se em excesso no organismo.

Razões para o emagrecimento involuntário

Ainda que o problema possa parecer, a princípio, algo inofensivo, é essencial buscar auxílio médico para investigar o quadro. Em geral, a perda de peso involuntária acompanha algum problema subjacente: desde fatores psicológicos capazes de prejudicar o apetite, até disfunções específicas que levam a inapetência, afetam o metabolismo ou prejudicam a absorção de nutrientes. Além disso, o quadro também pode ser comum em idosos e pacientes com doenças crônicas. Muitas vezes, a perda de peso acentuada e não intencional pode ocorrer em virtude um tratamento ou da evolução de um quadro clínico – nesses casos, a terapia nutricional é fundamental para combater o problema e reduzir os danos causados pela queda brusca da massa corporal.

A carência nutricional é, inclusive, uma das principais consequências da perda de peso não intencional. De acordo com a nutricionista Joanna Carollo “Em geral, os pacientes que apresentam este problema não conseguem atingir a quantidade de nutrientes necessária seja pela dieta inadequada ou pela dificuldade em absorver os nutrientes da alimentação. Em virtude do problema, precisam de uma dieta reforçada para recuperar seu estado nutricional e combater a perda acentuada de massa corporal principalmente em pacientes que estão em terapia nutricional enteral, onde devemos ofertar uma concentração maior de caloria”. – explica a profissional da Nova Nutrii.

A princípio, a perda de peso não intencional pode passar despercebida, porém, com o avanço do problema sintomas como cansaço, fraqueza, falta de apetite e alterações no hábito intestinal podem se tornar cada vez mais comuns. Se não acompanhada, o quadro pode causar problemas nutricionais relevantes ou, em casos mais severos, desencadear síndromes capazes de afetar a estrutura corporal do individuo e sua capacidade em se recuperar de tratamentos.

Problemas relacionados

  • Sarcopenia: é o nome dado a perda de massa magra que ocorre, geralmente, na terceira idade. Apesar de ser própria do envelhecimento, requer atenção especial, uma vez que a redução significativa da massa magra pode prejudicar a mobilidade do idoso, sua autonomia e imunidade.
  • Caquexia: ainda que apresente sintomas semelhantes à desnutrição, a caquexia é uma síndrome multifatorial severa que, em geral, acomete pacientes de doenças crônicas. É caracterizada por uma perda de peso acentuada, especialmente de massa magra. Devido sua complexidade requer uma terapia nutricional especializada, muitas vezes apoiada pelo uso de suplementos.


Quando é preciso ficar alerta

É natural que ao longo da vida de um indivíduo, seu peso oscile por razões diversas. Perder o apetite ocasionalmente é comum, especialmente em períodos nos quais se enfrenta situações de stress ou ansiedade. Tratamentos clínicos ou uso de alguns medicamentos também podem afetar o apetite e fazer com que a pessoa coma menos. Contudo, quando o ponteiro da balança cai sem que a pessoa esteja de fato comendo menos, seguindo uma dieta restritiva ou praticando exercícios mais intensos, é preciso ficar atento ao corpo.

Considera-se uma redução de peso acentuada aquela que acontece rapidamente e de forma expressiva, quando o indivíduo perde cerca de 5% do peso corporal num período de 6 a 12 meses sem qualquer razão para tal. Por exemplo: para um individuo com cerca de 80 quilos, isso seria equivalente a perder 4 quilos em um curto período de maneira involuntária.

Combatendo a falta de apetite

Mesmo que multifatorial, a perda de peso acentuada é acompanhada, geralmente, pela inapetência. Neste âmbito, algumas dicas podem ser úteis para uma alimentação mais saudável. Esses hábitos podem auxiliar a combater a falta de apetite e a perda de peso brusca. Obviamente, é importante respeitar as restrições alimentares de cada indivíduo e sempre procurar orientação médica diante de qualquer anormalidade. 

Confira as dicas da nutricionista:

  • Devagar e sempre: se o apetite está reduzido ou outros problemas prejudicam na ingestão de alimentos, procure fracionar as refeições em pequenas porções ao longo do dia. “Além de facilitar o consumo, é possível controlar melhor os horários da dieta.”;
  • Não pule refeições: comer a cada 3 horas é essencial para manter o metabolismo estável e evitar a queda da glicemia no organismo. Alimentando-se regularmente, a energia está sempre disponível e o organismo não precisa recorrer a outras fontes. Esta regra também vale para os pacientes que utilizam a terapia nutricional enteral.“Nunca fique muito tempo sem se alimentar, isso facilita a perda de massa magra”;
  • Busque auxílio médico: está enfrentando problemas com a manutenção do peso? Independente da motivação procure sempre um médico e consulte um nutricionista. Com ajuda profissional será mais fácil contornar o problema e garantir mais qualidade de vida.
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Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

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