sustentabilidade

Estar em Curitiba me faz pensar na minha ação sustentável. Cheguei esta manhã para o Fórum de Mídias Sociais e já na chegada à minha cidade pensei nas diferenças culturais daqui e de Sampa. Como já comentei, até mesmo quando morava no Japão achava que Curitiba era uma cidade limpa – lá não tem garis, as ruas acabam ficando meio sujinhas. 

Na semana da Aldeia Sustentável, fiquei meio fora da rede verde. Envolvida ao extremo com a Blogagem Coletiva do Natal Sustentável que acontece aqui no blog na próxima semana, não tive tempo mas pensei muito nas ações sustentáveis que eu queria contar aqui. No trabalho com as ações da área de Sustentabilidade do Banco Real tenho descoberto formas incríveis de agir a favor do meio ambiente e que vão muito além do que parece verde. Muita coisa boa e que faço questão de compartilhar. Mas hoje vamos falar do que eu tenho conseguido fazer para o meio ambiente no dia-a-dia. Consegui me habituar a usar as sacolas não-descartáveis nas compras. Era um “sonho de consumo” antigo que não conseguia concretizar de forma a me sentir satisfeita. Fico feliz por poder falar que agora eu faço! Há anos ensinamos nossos filhos a separar lixo (e hoje eles nos cobram que façamos direitinho) “passando uma aguinha” nos copinhos de iogurte antes de jogar no lixo reciclável, reduzindo o volume de embalagens tetrapak e garrafas pet para ajudar o transporte do lixo, evitando desperdício de água. Neste ano precisamos trocar a máquina de lavar roupas neste ano e escolhi um modelo que faz reuso de água nos enxagues, o que me deixa contente também. Claro, procuro usar produtos de limpeza que são melhores para o meio-ambiente. Ainda assim, vejo um longo caminho pela frente, apesar de usar transporte público (relembrei isso ontem e tenho posts ensinando a usar o metrô e o ônibus em São Paulo) e não ser uma mulher muito consumista (gostaria de evitar comprar bolsas de couro, por exemplo). Admito que adoraria conseguir ser vegetariana (acredito que reduzir pasto é poupar as áreas verdes sim) e tenho tentando ser “preferencialmente vegetariana”. Enfim, só tento fazer a minha parte. 

E deixo aqui um convite para você contar no seu blog o que tem feito pelo meio ambiente, contando coisas realmente simples (mas de valor inestimável) que vc tem feito para poupar o planeta. 🙂

Você pode gostar também de ler:
"É importante reflorestar, mas precisamos apoiar projetos que cuidem da flora, da fauna e do
"Faça sustentabilidade, não apenas comunique." Um dos meus grandes interesses no Sustentável 2009 era o
"Human being are loving animals. It's in our nature not only in our culture. Love
Hoje devo divulgar, já com imenso atraso, os nomes dos ganhadores dos ingressos para o
Só agora à noite pude conferir parte dos posts que foram publicados desde ontem na
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas