bem estar

Nesta semana falei de tanto assunto sério que até eu fiquei meio chateada com o blog! Eis que, como está chegando a primavera e São Paulo continua com aquele clima seco característico, lembrei de um papo que é importante, mas não tão pesado e vale sempre comentar: os cuidados com a pele.

Sempre que eu reclamo que tenho a pele oleosa ouço este dito popular: ah, sorte sua, assim você não vai aparentar a idade!

Se dependesse de mim eu teria esta pele de comercial da Shiseido... risos

Os especialistas que já procurei me falaram o seguinte: a vantagem de se ter pele oleosa é a tendência de desenvolver rugas mais tardiamente. Mas o processo de enrugamento da pele depende de outros fatores, além do nível de oleosidade: a ação, do sol, por exemplo. Por isso, cuidar do tempo e do tipo de exposição ajuda muito. Embora eu tenha pele morena, é quase impossível que eu saia sem um filtro solar. Mesmo em casa eu uso filtro porque tem lâmpadas (a fria tem muita radiação) e porque minha mesa de trabalho fica – felizmente – perto de uma janela ensolarada.

No mais, para cuidar da pele que não raro me deixava com espinhas depois dos 30, eu sigo o básico:

  • Lavar o rosto no máximo 2 vezes por dia, de preferência com água fria ou à temperatura ambiente.
  • Opto por sabonetes neutros ou específicos para pele oleosa (as linhas mais naturais, com ingredientes brasileiros, são especialmente boas para mim)
  • Uso hidratantes e filtros solares à base de gel – nem creme maravilhosamente caro vale mais do que escolher o que é adequado para sua pele. Uma linha que funciona muito bem para mim é a Hydro Active do Boticário, como contei nos Truques para mulheres balzaquianas.
  • Para secar o rosto, uso sempre uma toalha delicada (sem esfregar ou usar força) e no meio do dia eu tiro a oleosidade que surge nos dias mais quentes usando lenços de papel
  • No cotidiano, quando estou fora de casa por muitas horas, uso pó facial para evitar o brilho excessivo na pele, mas não esqueço que ele deve ser retirado com muito cuidado, usando loção tônica adstringente e tudo mais quando eu volto para casa… o resíduo pode entupir poros e trazer acne!
  • E a alimentação? Dizem que chocolate e alimentos gordurosos pioram, mas acho que varia muito de metabolismo – e vários médicos já confirmaram isso para mim. No meu caso, afeta um pouco, mas nada que me proíba de comer, só preciso ter parcimonia.
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas