Nesta semana falei de tanto assunto sério que até eu fiquei meio chateada com o blog! Eis que, como está chegando a primavera e São Paulo continua com aquele clima seco característico, lembrei de um papo que é importante, mas não tão pesado e vale sempre comentar: os cuidados com a pele.
Sempre que eu reclamo que tenho a pele oleosa ouço este dito popular: ah, sorte sua, assim você não vai aparentar a idade!

Se dependesse de mim eu teria esta pele de comercial da Shiseido... risos
Os especialistas que já procurei me falaram o seguinte: a vantagem de se ter pele oleosa é a tendência de desenvolver rugas mais tardiamente. Mas o processo de enrugamento da pele depende de outros fatores, além do nível de oleosidade: a ação, do sol, por exemplo. Por isso, cuidar do tempo e do tipo de exposição ajuda muito. Embora eu tenha pele morena, é quase impossível que eu saia sem um filtro solar. Mesmo em casa eu uso filtro porque tem lâmpadas (a fria tem muita radiação) e porque minha mesa de trabalho fica – felizmente – perto de uma janela ensolarada.
No mais, para cuidar da pele que não raro me deixava com espinhas depois dos 30, eu sigo o básico:
- Lavar o rosto no máximo 2 vezes por dia, de preferência com água fria ou à temperatura ambiente.
- Opto por sabonetes neutros ou específicos para pele oleosa (as linhas mais naturais, com ingredientes brasileiros, são especialmente boas para mim)
- Uso hidratantes e filtros solares à base de gel – nem creme maravilhosamente caro vale mais do que escolher o que é adequado para sua pele. Uma linha que funciona muito bem para mim é a Hydro Active do Boticário, como contei nos Truques para mulheres balzaquianas.
- Para secar o rosto, uso sempre uma toalha delicada (sem esfregar ou usar força) e no meio do dia eu tiro a oleosidade que surge nos dias mais quentes usando lenços de papel
- No cotidiano, quando estou fora de casa por muitas horas, uso pó facial para evitar o brilho excessivo na pele, mas não esqueço que ele deve ser retirado com muito cuidado, usando loção tônica adstringente e tudo mais quando eu volto para casa… o resíduo pode entupir poros e trazer acne!
- E a alimentação? Dizem que chocolate e alimentos gordurosos pioram, mas acho que varia muito de metabolismo – e vários médicos já confirmaram isso para mim. No meu caso, afeta um pouco, mas nada que me proíba de comer, só preciso ter parcimonia.
Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)
- Como sair das bolhas? Como distinguir notícias falsas das verdadeiras neste mundo de pós-verdades? - 18/04/2018
- Propostas para fortalecer a participação das juventudes brasileiras em prol da melhoria da educação - 16/04/2018
- Your name: a esperança que sobrevive às piores fatalidades - 14/04/2018
- Vida com propósito - 10/04/2018