PeacePlease

casa-das-rosas-28-3-2008-14-34-31.jpgSoube pelo @agendacult desta nova exposição na Casa das Rosas. A julgar pela reação dos meninos na última – a exposição Cem Com Cem Sem, uma homenagem a Guimarães Rosa e Machado de Assis- vale dar uma passada lá. O espaço não é grande, o que permite uma visita mais rápida, mas sempre muito agradável, e assim podemos entender quando uma modelo estiver quase nua de lingerie comendo chocolate na Paulista, o por quê de ser exatamente nesta casa. Aliás, esta casa antiga com jardim e de portões abertos perdida no centro de São Paulo é um espetáculo à parte.

A Casa das Rosas foi projetada no final da década de 20 pelo arquiteto Ramos de Azevedo para ser a residência da sua filha, que morou lá por 51 anos. Em 1985 a casa foi tombada pelo patrimônio histórico e passou por uma reforma. E em 2004 foi reinaugurada com nova vocação: o primeiro espaço público do país destinado à poesia, nomeado de Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, abrigando o acervo de cerca de 20 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos (1929-2003).

A exposição que começou nesta semana é PeacePlease e tem obras da artista tridimensionalista Rosane Gaspar sobre a paz. Ela conta que:

A idéia para a exposição nasceu na época em que se decidia a invasão do Iraque pelos EUA e seu aliados. Na ocasião, vivendo em Santiago do Chile, participei de muitas manifestações contra a guerra.
Em Santiago foram muitos os protesto contra a invasão. Nada conseguimos. Mais uma vez a sensação de impotência.
Dessa situação nasceu o desejo de fazer um trabalho sobre a paz que está ao nosso alcance, a paz que podemos exercer.
A paz no conviver cotidiano de todos nós.
Escolhi materiais que fazem parte do nosso dia a dia.
O cimento, a tela de proteção das construções, a pelúcia dos brinquedos.
Construí então a instalação peaceplease.

Serviço:
PEACEPLEASE

  • De 26 de março a 18 de abril
  • De terça a sexta, das 10h às 20h, sábados e domingos, das 10h às 18h
  • GRÁTIS
  • Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
  • Av. Paulista, 37 –Bela Vista – próx. ao metrô Brigadeiro

P.S. As fotos são da nossa visita à Casa das Rosas no Art Night São Paulo.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook