a vida quer

patio-colegio_grande.jpg

Quando eu era criança, minha mãe sempre nos ensinava sobre música erudita. Gui, meu marido, teve uma educação mais clássica ainda e sabe qual peça está sendo executada ao ouvir um trecho. Confesso que, apesar de adorar música, meus filhos não têm esta mesma classe. Gostam de rock, pop e mpb, mas não sabem nada de música erudita. Talvez seja porque hoje em dia ouvimos música de forma individual e não mais familiar. Cada um com seu som ou mp3, compartilhando pouco este prazer que é bom dividir. Já pensaram como é bom ir a um show, como nos integramos ao público?

A partir de hoje o Pátio do Colégio recebe uma nova série gratuita de concertos de música erudita e instrumental. Seria um chance para educação musical dos meus filhos, não fosse o horário. Trata-se do projeto “Pateo ao Meio-Dia”, que irá acontecer às segundas-feiras, às 12h30, na Igreja Beato José de Anchieta, do conjunto do Pátio do Colégio, localizado bem no centro da capital paulista.

Como primeira atração, o projeto traz o quinteto de sopros PropagaSom, grupo que irá executar “Música Francesa para Quinteto de Sopros”, um programa com obras de Claude Debussy, Darius Milhaud e Jacques Ibert.

Eu pouco sabia do local antes de mudar para cá. O Pateo do Collegio foi a primeira construção erguida em São Paulo. Em 25 de janeiro de 1554, a missa que oficializou a fundação da cidade foi realizada em suas dependências, feitas de barro socado. Os jesuítas portugueses Manuel da Nóbrega e José de Anchieta iniciaram um povoamento no local, alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, denominado Vila de São Paulo de Piratininga. Soube que a construção atual é uma réplica da original sofreu um desmoronamento em 1884, feita para o quarto centenário de São Paulo, 1954, preservando apenas uma parede de taipa de pilão do prédio antigo.

Já passamos pela frente desta construção várias vezes, mas sem nunca parar e visitar. Adorava meu primeiro ano aqui, quando ainda me sentia tão turista que entrava nos locais para conhecer. O Pátio do Colégio, que abriga o Museu Padre Anchieta (com peças de arte sacra, quadros, fotografias, aquarelas e outras obras relativas ao período de fundação da cidade) e  a Igreja Beato José de Anchieta, vão ser meus próximos locais a desbravar nesta terra estranhamente familiar.

Serviço:

  • “Pateo ao Meio-Dia”
  • Quinteto PropagaSom
  • Data e horário: Dia 15/10, segunda-feira, às 12h30
  • Local: Igreja Beato José de Anchieta (localizado no conjunto do Pátio do Colégio) – Praça Pátio do Colégio, 84, Centro, São Paulo/SP.
  • Capacidade: 380 lugares
  • Tel.: 11 3284.8384
  • Entrada gratuita

Programa PropagaSom no “Pateo ao Meio-Dia”

  • Petit Suíte, de Claude Debussy
  • La Cheminée du Roi René op.20, de Darius Milhaud
  • Trois Pièces Brèves, de Jacques Ibert
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas