Page Rank

Imagem:GoogleBot-byFML.gif

Para definir a relevância ou qual os links mais importantes, o Google utiliza-se de um sistema chamado Pagerank, que é atualizado, em tese, a cada 3 meses. Muito se discute sobre relevância nos blogs/sites e, tecnicamente,  a grande questão é se relevância está ou não relacionado a número de visitantes, ou se a relevância serve apenas para buscadores?

A atualização do PR aconteceu há poucos dias e foi bem comentada por aí. Estava lendo o post do Helton (de onde tirei o trecho acima) e pensei: será que as mães da blogosfera – dentre outros não-blogueiros ou blogueiros amadores que identifico como leitores aqui – entendem esta mania de falar de PR? Confesso que nunca dei bola para isso e Helton insiste no trabalho de evangelização comigo, me convencendo da importância. Segundo suas dicas, cerca de 65% dos acessos dos blogs são de buscas orgânicas. O que isso quer dizer?

Bem, o PR foi o grande diferencial que Larry Page e Sergey Brin trouxeram à intenret enquanto ainda cursavam a Universidade de Stanford em 1998 e criaram o Google porque o sistema usado pelo motor de busca Google determina a relevância ou importância de uma página de acordo com as indicações e citações que ele recebe na internet. Define-se assim, teoricamente de forma democrática e muito justa, que relevância o site/blog tem para os visitantes/usuários. 

Há controvérsias e a opinião dos blogueiros de tecnologia se dividem. Troquei direct messages com a @cynarar (Mundo Techno) e ela me falou que “tem um bom peso nas buscas, mas não é a métrica mais importante nem a mais confiável. E ninguém sabe a fórmula, que é mais secreta que a da Coca-Cola. (risos aqui) Então há mais especulação que qualquer coisa sobre PR que TAMBÉM é importante, como outras métricas como Backlinks e Pageviews, tanto para blogs quanto sites comuns.” 🙂

Gostei muito da opinião do Gabriel Tonobohn. Ele afirmava categórico (como sempre, pois o Tonobohn não tem meia opinião, é sempre firme nas suas convicções) que “não é o mais importante, com certeza. O importante é sempre a relevância do conteúdo. Não adianta ter PageRank 10. Se fizerem uma busca por um tema que é pouco falado no seu blog, você não vai estar bem posicionado. Pagerank deve ser encarado como um critério de desempate. Ajuda muito a ganhar posições nas buscas, mas é só mais um critério.”

E você, acha importante ou não? Mais tarde terei mais respostas, pois outros editores de blogs de PR alto me responderam via e-mail e vamos conversar em seguida – e farei update – e vamos ver o que a blogosfera está achando desta insanidade em busca de PR.

Você sabe qual o PR do seu blog ou dos seus favoritos? É só escrever o link aqui e o resultado sai na hora. 

Reblog this post [with Zemanta]
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline