Faça sua parte na Operação Sorriso Brasil

“Dados do começo da década de 2000 davam conta de que no Brasil estima-se que existam 300 mil pessoas com lábio leporino – uma média de um caso em cada 650 nascimentos (mas há quem fale em 1 a cada 1000, dependendo da região).”

Cresci numa pequena cidade do norte do Paraná (Siqueira Campos) e por lá era (hoje eu sei) estranhamente grande o número de pessoas com fissura labial, o lábio leporino. Como cresci sabendo que tinha como tratar tanto a fissura labial quanto a palatal, mas que as famílias mais carentes não o faziam por falta de informação e de condições financeiras, sofria duplamente pelos coleguinhas que conviviam com as dificuldades que vão além da estética, estão ligadas à saúde e oralidade.

Hoje as crianças que nascem com esta deformidade facial já são atendidas em programas públicos de diversas cidades – como Fortaleza, Santarém, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro e Belo Horizonte – em programas cirúrgicos (para correção), pós-operatório (de acompanhamento da evolução e recuperação dos pacientes) e educacionais (no investimento no treinamento continuado dos profissionais de Saúde e gerar uma estrutura de atendimento sustentável em cada região).

Este trabalho, que já mudou a vida de mais de 3,5 mil crianças, é realizado por um grupo de voluntários – médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais de saúde – que atuam na Operação Sorriso do Brasil (OSB), uma ONG que realiza gratuitamente cirurgias de correção facial e tratamentos de fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina).

Junto ao trabalho voluntário dos profissionais, doações financeiras sustentam o deslocamento das equipes médicas e a compra de suprimentos para as cirurgias. Entre os apoiadores da OSB, destaca-se a Colgate, que há 10 anos contribui financeiramente e com a doação de kits de higiene bucal para os pacientes. E neste ano, a Colgate quer fazer mais: colocará no mercado produtos promocionais com o selo Operação Sorriso. Parte da receita obtida com a venda desses produtos será destinada à ONG a fim de ampliar o número de crianças atendidas.

Então agora a gente pode ajudar e apoiar a Operação Sorriso nas compras do cotidiano. Alguns produtos promocionais foram colocados à venda, com o selo da Operação Sorriso e parte da receita obtida com a venda desses produtos vai para a ONG.

Operação Sorriso

A organização foi fundada em 1997 e, além das cirurgias de correção, já ofereceu mais de 40.000 exames multidisciplinares especializados totalmente gratuitos. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), a incidência atual no Brasil é de 1/650 nascidos vivos, o que representa cerca de 300 mil indivíduos fissurados no país, com cerca de seis mil novos casos todos os anos. A Operação Sorriso do Brasil é parte integrante da Operation Smile International, fundada em 1982, que é hoje a maior organização mundial dedicada à portadores de deformidades faciais, com atuação em 54 países e mais de cinco mil voluntários da área da Saúde que já atenderam a 160 mil crianças operadas.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook