educação / mãe

Nesta semana eu estou vivendo grandes emoções profissionais, mas a maior é a que guardei para vocês: a partir de hoje eu sou oficialmente Madrinha de uma causa muito especial. É a campanha “Criatividade é o que se usa para construir pessoas”, um projeto que Pritt criou em 2009 para unir pais, filhos e professores provando que podemos fazer muita coisa juntos quando unidos pela educação, podemos  transformar o mundo num lugar muito melhor! Interessante é pensar em como a relação da família com a educação é um processo, uma construção mesmo. Ao parar para pensar sobre o que eu procuro fazer para participar mais na educação escolar dos meus filhos, me pus a lembrar como tem sido nosso cotidiano desde que eles ingressaram na escola. Enzo (10 anos) começou no jardim 1 com quase três aninhos, Giorgio (8 anos) ingressou no maternalzinho com pouco mais de 1 aninho. Desde então eles frequentam regularmente a escola – primeiro em Curitiba, onde nasceram, agora em São Paulo, cidade que adotamos há 5 anos. Mas o que eu faço? Em primeiro lugar eu estou disponível. Para as crianças contarem como foi a escola, o que acontecerá lá e o que eles gostariam de levar para o ambiente de ensino, para receber os colegas em casa e ouvir o feedback deles sobre suas vivências, mas sobretudo para trocar, ajudar e contribuir com os professores e coordenadores. Quando o ano começa eu sempre me coloco como uma parceira dos professores – e olhem que na escola de meus filhos não há professor titular de classe, cada disciplina tem um professor mesmo no fundamental 1. Converso com cada um, à medida em que os encontro na saída da aula, mando bilhetes, envio notícias correlatas, sugiro obras que possam contribuir com as aulas propostas, parabenizo-os pelas ações interessantes que fogem do lugar comum. Todos os dias olhamos (mamãe ou papai) a agenda, os cadernos, as tarefas e o que foi feito na sala de aula. Conversamos sobre o que eles aprenderam, sobre como aprenderam (há uma grande diferença no modelo de ensino de várias disciplinas, como a tabuada na matemática, por exemplo) e buscamos sempre ver o “porvir” dos conteúdos para que eles sejam tratados com naturalidade no cotidiano, reforçando assim o que se aprende, tornando o aprendizado menos teórico e mais prático e lúdico, mas acima de tudo valorizando o empenho de aprender e ensinar. Estar aberta para a troca é o ponto de partida para um relacionamento – e eu faço questão de me relacionar com quem serve de guia para meus tesouros. E você, como se aproxima da vida escolar de seus filhos? Aposto – e sei que ganho! – que em sua família há histórias fantásticas e inspiradoras, tanto dos filhos quanto dos pais e professores em busca de uma sociedade melhor, mais digna, mais justa, mais feliz.

Vista a camisa e seja um embaixador da causa: “Crianças, pais e professores: Criatividade é o que se usa para construir pessoas!” via Facebook, Twitter, blog, afinal, isso pode ser interessante para toda a sua rede de amigos e familiares! Se você, assim como nós, acredita na educação e no papel dos pais junto com os professores, é um convidado especial para se engajar neste movimento.

E neste sábado teremos uma coletiva de imprensa (aberta à mídia social, com participação de pais e mães blogueiros) às 10h na Estação Ciência (Rua Guaicurús, 1394 – Lapa, São Paulo, SP), seguida de uma Oficina Pritt de Colagem e Criatividade ministrada pelo artista plástico Silvio Alvarez. Que tal ir até lá com seus artitstas, botar a mão na massa e na colagem e conhecer de perto a campanha?

[update] [/update]
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas