O que mede a qualidade da educação? Os números por nação ou as frustrações por aluno?

IMG_0241.JPG

O que conta mais para avaliar uma nação que investe em educação? Números per capta ou influenciadores contando que gostariam de ter aprendido na escola?

Se você acredita nos números e busca uma educação formal segura é garantida, pode apostar no Canadá como muitos jovens têm feito. Mas vale a pena ler o artigo vinculado à imagem que abre o post: Millennials my be down, but don’t count them out.

IMG_0244.JPG

Se você escolheu a segunda, vai gostar do vídeo no qual acadêmicos das maiores universalidades estadunidenses revelam quais são seus maiores arrependimentos durante a faculdade.

Dentre os painelistas do Aspen Ideas Festival que gravaram o vídeo, estão Sebastian Thrun (ex-Google), Drew Faust (Harvard University ), Erika Christakis (Yale Child Study Center), Nicholas Dirks (UC Berkeley).

Veja o que eles dizem e me contem se sentem incômodos parecidos.

Eu sinto – e estou empenhada em rever a educação formal dos meus filhos para que eles sintam menos!

Tem que ter algo errado neste modelo que faz os alunos sofrerem por conteúdos muitas vezes inúteis. Por isso aquela fala da Viviane Mosé que citei no post Repensando a escola – dos próprios filhos! mexeu tanto comigo.

Quando ela dizia que desde a invenção da imprensa e dos livros não precisamos mais decorar coisas. Calou fundo. Porque é um excesso para nada. Precisamos ensinar os nossos filhos a pensar, não a decorar conteúdos.

IMG_0246.JPG

Veja vídeos super interessantes com opiniões de Viviane Mosé, André Gravatá, Patricia Lins e Silva e Rosa Alegria sobre este novo jeito de ver a educação.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.