O que é mais vantajoso na hora de comprar um imóvel: financiar, fazer consórcio ou comprar na planta?

Continuando a postar os vídeos em resposta às dúvidas de leitores do site Investe em Você (no qual atuei em 2011 como especialista em Economia Doméstica), hoje vou falar de compra de imóvel: é melhor comprar na planta, financiar ou construir?

O que é mais vantajoso na hora de comprar um imóvel: financiar, fazer consórcio ou comprar na planta?

Considerando apenas a questão financeira, o mais vantajoso é construir, mas nem todo mundo tem “paciência e expertise” para lidar com tudo que a construção exige. E construir, no geral, pede um pouco de capital, não é mesmo?

Para quem não tem uma poupança e/ou está planejando a vida com mais tempo, como no caso de namorados ou noivos, tanto o financiamento quanto o consórcio podem ser alternativas interessantes, de acordo o tempo que desejarem usufruir do imóvel.  Comprar na planta, antes do imóvel ficar pronto, requer um certo planejamento financeiro para pagamento de balões, mensalidades e escrituração, por isso eu entendo como uma opção para quem pode esperar e tem certa “folga” nas contas.

Se você já tem uma família ou contas fixas que comprometem seu rendimento, é melhor comprar um imóvel pronto onde possa morar e assim se livrar do aluguel.

Qualquer que seja sua escolha, vale lembrar: imóveis são bens duradouros, todo cuidado é pouco, antes fechar qualquer negócio, verifique os antecedentes da construtora para evitar riscos com a não entrega do imóvel na data estipulada ou questões jurídicas pendentes no caso de imóveis usados.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook