#ad / sustentabilidade

Poucos sabem, mas no começo da minha vida profissional eu trabalhei na assessoria de imprensa do Procon em Curitiba. Lembro-me bem da seriedade e dedicação que os colegas da área de pesquisas econômicas faziam o trabalho de levantamento de dados e que resultava em informações super valiosas para a comunidade na defesa dos direitos dos consumidores.

A mídia divulga com mais ênfase as pesquisas sazonais (com datas como começo de aulas, dia das crianças), mas eles realizam periodicamente pesquisas de preço nos principais estabelecimentos comerciais da cidade, oferecendo parâmetros para os consumidores escolherem também os menores preços. Como enfatiza, no vídeo abaixo, a atriz Marieta Severo (do seriado A Grande Família), é diferente quando “não é propaganda, não, é pesquisa”. A gente acredita porque são dados reais e comprovados, não é mesmo?

É nesta linha (do preço em comparação com os estabelecimentos) que a dona de casa busca encontrar a melhor compra. Buscamos ao mesmo tempo um lugar para comprar que seja bom, confiável e que faça, como dizem, “o dinheiro render”. Já tive vizinhas que corriam de um hipermercado a outro em busca de promoções de itens avulsos – o sabão em pó aqui, o quilo do frango ali – mas eu prefiro escolher um local que me dê uma boa média na relação custo X benefício. Além disso, procuro saber como é a cadeia produtiva da empresa para escolher, porque pouco adianta ter preços bons e não ter uma relação saudável com os fornecedores ou não se preocupar com a sustentabilidade ao seu redor.

Seguindo este meu jeito de pensar, recebi com satisfação os dados divulgados recentemente na pesquisa realizada pelo Datafolha demonstrando que uma das redes que me atende com mais frequência – o Walmart – apresentou o menor preço em 85% das lojas em todo país, comparada com as principais concorrentes. Foram pesquisadas 17 capitais e levado em consideração os 300 itens mais consumidos, numa metodologia séria que me lembrou os tempos de Procon e que você pode conhecer aqui http://www.walmartmenorpreco.com.br.

Pesquisa DataFolha sobre Walmart

E você, tem dicas para fazer boas compras ou criou sua própria metodologia de pesquisa de preços? Compartilhe aí nos comentários, muitos podem tirar proveito delas!

Você pode gostar também de ler:
Duas surpresas que tive neste começo de mês ao visitar supermercados que normalmente estão longe
"É importante reflorestar, mas precisamos apoiar projetos que cuidem da flora, da fauna e do
Cada família faz do seu jeito: uns preferem num parque ao ar livre, outros no
Sempre tive o maior orgulho deste meu primo querido, o artista da família. Hoje Gilberto
"A road trip is any journey taken on roads, regardless of stops en route. Typically,
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas