O projeto que mudou a cara de São Paulo

foto_poluicao_cidade_limpa1.jpg
Foto do blog Publicidade e Propaganda

Quem não mora em São Paulo talvez não entenda, mas aqui o conceito de Cidade Limpa é sui generis. Digo porque, vindo de Curitiba, cidade que é uma das mais limpas do Brasil, eu ainda me assusto com as ruas, bueiros e calçadas de São Paulo. Mesmo assim a cidade está mais limpa graças à controvertida lei que o prefeito Gilberto Kassab impôs à população no ano passado. Um amigo (engenheiro, paulistano e ciente dos costumes e das nuances daqui) me contou que a lei já existia e que o atual prefeito passou a cobrar que fosse cumprida. Muita gente teve prejuízo – alguns bem grandes, como a empresa do meu marido – mas não teve jeito, a publicidade que poluía as ruas da cidade foi reduzida e a verdade é que foi bom . O mais visível – e incrível – é que todo tipo de mídia exterior (outdoors, luminosos, backlights, frontlights, painéis e placas) teve de ser retirado. As fachadas foram revistas, reduziu-se o apelo visual dos estabelecimentos comerciais (exigindo-se que fossem proporcionais ao tamanho da fachada) e até dos panfletos entregues -e jogados – nas ruas foram fiscalizados.

Esta história virou um livro que será lançado nesta quinta-feira na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, com o título: “Cidade Limpa – O projeto que mudou a cara de São Paulo”, escrito pelo jornalista Leão Serva e publicado pela Clio Editora . Atualmente coordenador de imprensa da Prefeitura de São Paulo, Serva já foi diretor de jornalismo do portal iG, secretário de redação do jornal “Folha de S.Paulo e diretor do extinto jornal “Notícias Populares”. Sua experiência jornalística, que incluiu outros veículos de comunicação e a cobertura da guerra de Kosovo, transforma Cidade Limpa – O projeto que mudou a cara de São Paulo em uma grande reportagem. O livro traz também artigos de personalidades paulistanas e fotos de Gal Oppido, que mostram o “antes e o depois” da paisagem urbana da cidade.

Serviço:

  • Cidade Limpa – O projeto que mudou a cara de São Paulo
    Autor: Leão Serva
  • Lançamento: 19 de junho de 2007 a partir das 19h00 na Livraria Cultura do Conjunto Nacional
  • Preço: R$ 24,90
  • Páginas: 128
  • Dimensões: 14 x 21 cm
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.