sustentabilidade

So true…

20120616-204326.jpg

“O lixo que você joga no chão não fala.
Mas ele diz muito sobre você.”

A imagem compartilhada por @vivoverde me embrou uma série de reportagens interessante que acompanhei no SPTV. Buscando a série para postar aqui, achei outra reportagem bastante elucidativa das dúvidas cotidianas sobre os materiais recicláveis.

Todo produto pode ser reciclado? É necessário lavar embalagens antes de colo­car no lixo? Para onde vai e quem separa o meu lixo reciclável?

Embora a coleta seletiva esteja se tornando comum, ainda existe um índice de não aproveitamento dos reciclados. O lixo seco ainda recebe junto muito material orgânico, o que prejudica o trabalho das cooperativas. Quando as cooperativas re­cebem o material misturado são obrigados a descartar diversos itens, pois existe risco de contaminação, seja com o lixo de banheiro, produtos químicos entre outros.

O que pode e o que não pode?

20120616-205354.jpg

Existem alguns produtos que são descartados como recicláveis, mas não podem ser reaproveitados pelas cooperativas. Neste site temuma lista prática para entender o que pode ser descartado na coleta seletiva. Ao entrar na sessão “Co­leta Seletiva > Separe e Re­cicle” é possível saber quais são os produtos que podem ir ao lixo seco e como eles podem ser descartados, por exemplo, no caso dos vidros que devem ser acondicio­nados em caixas de papelão para não quebrar; ou ainda que os famosos sacos de salgadinhos e de biscoito não são recicláveis.

P.S. E sobre jogar lixo no chão, vamos combinar, dá tranqüilamente para segurar o lixo na mão ou guardar por um tempo para jogar numa lixeira, né?

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas