O Egito Sob o Olhar de Napoleão

Quem, em sã consciência, falar que não sabe algo sobre o Egito Antigo e sobre Napoleão Bonaparte estará mentindo. Ícones de dois momentos culturais importantes da humanidade, Egito e Napoleão sempre inspiraram as artes e envolveram as pessoas em discussões – sobre o modelo de governo, a centralização, a fé politeísta ou não, sua importância na história da civilização.

Imaginem os dois juntos!

Em 1798, o então jovem general francês Napoleão Bonaparte tomou as cidades de Alexandria e Cairo com o intuito de anexar o Egito ao Império em franca expansão. Após sucessivas batalhas que resultaram em um exército dizimado e desmoralizado, o general decidiu abandonar a campanha e regressar à França. Apesar da derrota, ele conseguiu o que pode ser considerado, talvez, seu maior legado: a publicação do multivolume Description de L’Egypte, amplamente reconhecido como o mais importante estudo erudito europeu do Egito antigo e moderno.

Este é o foco da exposição O Egito sob o Olhar de Napoleão que traz ao público brasileiro os 21 volumes da obra Description de L’Egypte – do acervo do Itaú Unibanco – que contêm estudos de arqueologia, topografia, religião e história natural realizados por uma equipe de 167 especialistas de diversas áreas.

Sob curadoria de Vagner Carvalheiro Porto e consultoria científica de Antonio Brancaglion Junior, a mostra exibe ainda objetos egípcios do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de coleção particular, além de trazer 14 matrizes de cobre cedidas pelo Museu do Louvre e 13 telas com imagens dos livros, que podem ser manuseadas pelos visitantes.

A visitação é gratuita e está livre no Itaú Cultural (Avenida Paulista 149 – Paraíso – São Paulo SP) até o dia 19/12/2010, de terça a sexta das 9h às 20h e sábado, domingo e feriado das 11h às 20h. Informações 11 2168 1777

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook