O cinema de Frederico Fellini

www.avidaquer.com.br Frederico Fellini

A Casa do Saber divulga um curso sobre Frederico Fellini, "um dos maiores realizadores do cinema no pós-guerra, integrante da geração de ouro italiana que lançou o neo-realismo e consolidou o cinema do país, nas décadas de 50, 60 e 70, como sinônimo de elevada qualidade artística e intensa comunicação com o público". Quem ministra o curso é Sérgio Rizzo. Jornalista, crítico de cinema e professor nos cursos de Jornalismo e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e na pós-graduação em Crítica Cinematográfica da FAAP.

A promessa é esmiuçar sua obra e sobretudo seu estilo particular – que se manifestava desde a escolha de temas com elementos autobiográficos até o registro onírico e tragicômico de encenação e levou ao uso do adjetivo "felliniano". Como não poderia deixar de ser, as aulas serão expositivas com exibição de trechos selecionados de filmes.

Aulas

  • 29 Mai – 1. As origens neo-realistas como roteirista e as primeiras experiências como diretor: "Abismo de um Sonho", "Os Boas Vidas", "A Trapaça", "As Noites de Cabíria"
  • 05 Jun – 2. O afastamento da herança neo-realista e o estabelecimento de um registro onírico: "A Doce Vida", "Oito e Meio", "Julieta dos Espíritos"
  • 12 Jun – 3. A consolidação como cineasta de trânsito e prestígio internacionais: "Satyricon", "Roma", "Amarcord", "Casanova", "Ensaio de Orquestra"
  • 19 Jun – 4. A busca por novos temas e abordagens na fase final de carreira: "Cidade das Mulheres", "E la Nave Va", "Ginger & Fred", "Entrevista", "A Voz da Lua"

Serviço:

  • Professor: Sérgio Rizzo
  • Duração: 4 encontros
  • Dias: Quintas-feiras, às 20h (29/05, 05/06, 12/06, 19/06)
  • Local: Casa do Saber (Higienópolis)
  • Preço: R$ 180 na inscrição + 1 parcela de R$ 180
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.