bem estar / destaque

Escuto piadas freqüentes entre os homens que passaram dos 30 anos sobre os exames de próstata. A ansiedade e constância com o tema me fazem crer que eles devem morrer de medo.

E tem que ter mesmo receio, não do exame preventivo, mas do câncer de próstata.

Houve um aumento no número de casos diagnosticados que, como aconteceu com o avanço dos exames preventivos do câncer de mama, fez com que parecesse que o quadro geral está piorando.

Estimativas apontam que o câncer de próstata já afeta um em cada seis homens em todo o mundo. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), até 2015, espera-se um crescimento de 60% nos casos.

Segundo o urologista Newton Soares de Sá Filho, os números são resultados de fatores de risco e propensão genética:

Os principais fatores de risco do câncer de próstata são:

– o estilo de vida
– desequilíbrio hormonal da testosterona
– idade (60% dos casos diagnosticados no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos)
– herança genética
– etnia (o quadro é duas vezes mais comum em negros do que em brancos)

O tipo mais comum de câncer de próstata é o adenocarcinoma, que geralmente não apresenta sintomas, daí a importância de realizar exames de rotina para o diagnóstico precoce.

“Se o paciente não tiver histórico de câncer de próstata em parentes de primeiro grau, como pai e irmão, deve iniciar a rotina de exames aos 50 anos. Caso contrário, é preciso começar o processo aos 45 anos.”

 

Os exames preventivos:

– exame físico (o famoso toque retal) permite verificar a consistência e o tamanho da próstata e observar se existem áreas endurecidas que podem sugerir a existência de câncer.

– exame de sangue, na verdade de dosagem no sangue do Antígeno Prostático Específico (PSA, em inglês), mede a presença de uma proteína produzida pelas células da próstata que pode estar aumentada no câncer, mas também nas infecções urinárias e nos crescimentos benignos da próstata. É a sua elevação em período curto de tempo que nos faz pensar na presença de câncer.

Se um dos exames for sugestivo de câncer, a biópsia da próstata deve ser indicada.

Com base no resultado da biópsia, estágio de desenvolvimento do tumor, idade do paciente e doenças associadas, o médico irá decidir o tratamento mais adequado para o câncer de próstata diagnosticado.

Opções para o tratamento da doença:

– seguimento vigiado: o acompanhamento do crescimento do tumor. Geralmente, o câncer de próstata tem um desenvolvimento lento, cerca de um centímetro em 15 anos. Por isso, inicialmente, é possível acompanhar o crescimento do tumor com exame de PSA a cada três meses e biópsia a cada seis meses.

– cirurgia: Se houver necessidade, será indicada a cirurgia para remoção da próstata
– radioterapia: radioterapia para eliminar células cancerígenas que podem ainda estar presentes na região
– deprivação hormonal: bloqueio hormonal da testosterona

“Se diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem uma chance de cura de até 95%. Em estágios tardios, o índice cai para até 35%”, ressalta urologista Newton Soares de Sá Filho.

A melhor forma de prevenir a doença é manter uma vida equilibrada.

“O câncer de próstata não pode ser plenamente prevenido porque os fatores de risco estão fora do nosso controle.”

Estudos clínicos sugerem que uma dieta rica em legumes, verduras, grãos, frutas, cereais integrais e com menor consumo de gordura animal e que a prática de exercícios físicos podem diminuir as chances de desenvolver o problema.

IMG_4078.PNG

Moustache, em inglês, é bigode. Considerado um símbolo universal dos homens, ele foi escolhido para representar o mês de novembro que é dedicado à conscientização da saúde masculina.

[update] Com previsão de realizar 700 consultas e 200 procedimentos cirúrgicos por mês, o “Hospital do Homem”, instalado no Hospital São José, na zona Norte de São Paulo, funciona deste o começo de novembro de 2014. Segundo o governo do Estado de São Paulo, o hospital tem uma parte ambulatorial, consultórios especialmente voltados a urologia, cirurgia de próstata, fimose, vasectomia, toda a parte urológica. Temos também ambulatório, três salas de cirurgia totalmente equipadas com o que há de mais moderno, 10 leitos de UTI e 21 ambulatórios.

[/update]
Você pode gostar também de ler:
Antigamente uma família com alguma condição de incentivar os filhos no estudo detestaria a ideia
O cineasta Rafael Primot juntou um elenco incrível pra contar histórias de amor. Com Maria Luisa
Desde que fiz meu primeiro detox digital, num verão há alguns anos, eu tenho descoberto
Como envolver os estudantes nas decisões da escola e promover uma cultura de participação?  Nesta
Como lembrou Francisco Russo no Anime Pop, “o bom anime japonês tem por tradição lidar
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas