relacionamentos

20120303-170825.jpg

Nesta semana eu estava comprando frutas no final do dia e fiquei reparando um senhor, simpático e gentilíssimo, que escolhia limões enquanto #aos9 me ajudava com as laranjas. Algumas frutas caíram e ele, mesmo com certa idade (aparentava estar perto dos 70 anos), juntou e recolou no monte, com a generosidade que só as pessoas boas conseguem ter.

Na hora eu pensei: imaginem o quanto esta pessoa pode ter sofrido bullying na vida? Um senhor negro que nasceu na década de 1930/40 passou maus bocados e eu digo isso porque meu pai nasceu em 1942 (em plena Segunda Guerra, filho de japoneses num país contrário ao lado da pátria dos meus avós) e sofreu bullying a infância toda. Baixinho, magro, usando óculos, filho de estrangeiros agricultores, enfim, ele tinha muito para ser “alvo” de piadas e preconceito. E creio que, como aquele senhor da frutaria, ele foi mesmo alvo. Mas nada disso mudou o caráter dele, talvez só para o bem, fazendo-o aprender como é estar do outro lado.

Meu pai Edson Shiraishi na primeira infância

Meu pai Edson Shiraishi na primeira infância

Ele também tem seus preconceitos (que eu discuto, mas hoje respeito, são parte dele), no entanto não vejo estas questões como tão graves na vida dele depois de 70 anos.

Então me pergunto: será que as atitudes que hoje chamamos de bullying serão importantes na vida dos nossos filhos daqui a meio século? E daqui a dez anos? Não estaremos exagerando um tanto nesta insanidade de chamar toda brincadeira que chama o outro de “baixinho”, “neguinho”, “japa” e outros nomes mais com muita seriedade? Não faz parte da infância saudável “taggear” os colegas?

Denise Fraga traduz livro de Julianne Moore sobre bullying

As reflexões vieram à minha mente porque recebemos em nome do blog Pequenos Leitores um convite para o 1° encontro do Prosa com os pais (um clube de leitura brasileiro voltado exclusivamente para pais e educadores) no qual a atriz Denise Fraga falará sobre bullying, assunto abordado por Julianne Moore em seus livros infantis Morango Sardento e Morango Sardento e o valentão da escola.

O convite dizia que “assim como a simpática Morango Sardento, personagem inspirada na própria infância da autora, Denise Fraga, que traduziu o segundo livro, também sofreu bullying quando criança. Magrinha, ganhou apelidos pejorativos e era sempre a última a ser escolhida nos jogos de bola – dos quais tinha muito medo! Hoje, mãe de dois filhos, conversa bastante com eles sobre o assunto, tomando cuidado para não dar um peso muito grande a provocações próprias do convívio humano.

Eu fui alvo de muitas piadinhas na infância e adolescência e garanto, elas me marcaram muito menos do que as maldades como mentir, adular, isolar e outras atitudes graves que eram comuns na “maldade infantil”. Se queremos criar bem nossos filhos – e queremos, não? – considero que devemos antes de tudo ensinar a ter ética, com menos preocupação sobre o que eles podem falar uns dos outros nas brincadeiras (se elas forem mesmo brincadeiras infantis leves) e mais com o que eles devem ser como pessoas, com a integridade de seu caráter e com a capacidade de se relacionar amorosamente com os amigos que fazem.

P.S. O encontro acontece no dia 06/03/2012, terça-feira, às 19h30, na Livraria da Vila – Fradique e marca o início do projeto “Prosa com os pais”, uma iniciativa da Cosac Naify que visa reunir pessoas interessadas em ler e debater obras de literatura infantojuvenil do catálogo da editora, para conhecer melhor os livros que estão oferecendo às crianças.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas