cultura web / destaque

Emoji – palavra de origem japonesa, composta pela junção dos elementos e (imagem) e moji (letra), e é considerado um pictograma ou ideograma, ou seja, uma imagem que transmitem a ideia de uma palavra ou frase completa.

Trabalho com desenvolvimento de produtos e recentemente tive o privilégio de estar em contato com o professor, artista plástico e gravurista Evandro Carlos Jardim. Tendo começado sua carreira em 1953 é o tipo de pessoa que transforma cada conversa em uma extensão universitária.
Numa dessas conversas ele me explicava como o pictograma foi a primeira linguagem humana, muito antes de homo sapiens transformar suas experiências em sons e letras ele as transformou em símbolos.

Evandro Carlos Jardim e sua obra Tamanduateí. Foto: Luiz Tristão

Evandro Carlos Jardim e sua obra Tamanduateí. Foto: Luiz Tristão

Isso me fez pensar que deve ser essa a razão de ficamos tão a vontade com o uso dos emojis, um recurso que além de natural é universal. No mundo cada vez mais conectado aonde vivemos, as jovens são as que mais usam o emoji, de acordo com o estudo SocialTimes 2015 da AdWeek, 92% dos usuários usam emoji e 78% destes são mulheres.

camiseta-simbolos-viagem

Camisetas com símbolos criada por dupla de designers suíços, para facilitar a comunicação durante as viagens.

Recentemente o emoji incluiu várias cores de pele em seus ícones, em nome da representabilidade, agora o Google propõe a criação de emojis femininos no ambiente de trabalho com “símbolos que represente um leque vasto de profissões para mulheres e homens com o objetivo de ilustrar a diversidade de oportunidades para as carreiras femininas e empoderar garotas em todo mundo”. Pensando que as mulheres atuam e se comunicam digitalmente nos mais variados campos, é natural que se precise de uma representação mais fiel das profissionais femininas.

“O movimento de igualdade global das mulheres é crescente, logo a hora para criar esses emoji é agora. Em todo o mundo, a desigualdade de gênero está em foco. A nova agenda de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas apela para que seus membros busquem alcançar a equidade de gênero e capacitar todas as mulheres e meninas, e o Tesouro dos EUA anunciou recentemente que Harriet Tubman vai ilustrar da próxima versão da nota de US $ 20 (e que outras mulheres influentes serão adicionados às de US $ 10 e US $ 5). Não importa onde você olhe, as mulheres estão ganhando visibilidade e reconhecimento como nunca antes. Esse é o momento que Emoji também reflita a realidade que as mulheres desempenham um papel fundamental no seu cotidiano e em todas as profissões, ou não é?”
Fonte: Expandindo os Emojis Profissionais – Unicode.org

The following two tabs change content below.

Claudia Santos

Claudia Santos é designer gráfico com mais de 20 anos de experiência em várias disciplinas da área principalmente na área de moda, esportes e cultura. Formada em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior e tem extensão universitária em Marketing Cultural pala Universidade Anhembi Morumbi. Também já atuou como dj/produtora, e sócia do selo Dasound Records.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas