cultura web

Formatando a nova timeline para fanpages

Na semana passada o Facebook  liberou a “nova timeline” para as fanpages, as páginas corporativas – e sempre é bom relembrar, como já falamos aqui, só pessoas podem ter perfis, entidades, empresas e afins devem ter fanpages – e posto aqui algumas instruções que estão sendo abordadas para o bom uso das novas ferramentas. Quem lê inglês pode ir direto à fonte, no link do próprio Facebook (e há um resumo em português aqui).

  • Qualquer usuário pode criar uma página. Entretanto, somente um representante autorizado do tema pode ser administrador da página. Páginas com nomes contendo somente termos descritivos ou genéricos terão seus direitos administrativos removidos.
  • O conteúdo publicado em uma página é considerado informação pública e fica disponível a todos.
  • Se você coletar informações de usuários, você obterá o consentimento delas, deixará claro que você (e não o Facebook) é o responsável por coletar essas informações, e publicará uma política de privacidade explicando quais informações serão coletadas e como elas serão usadas.
  • Quando um usuário visita sua página, se não for dada a permissão explícita, autorizando seu aplicativo do Facebook, ou fornecendo diretamente informações à sua página, você só poderá usar as informações obtidas através do Facebook e a interação do usuário com a página relacionada àquela página. 
  • Você assume responsabilidade total por quaisquer apostas, concursos, competições ou ofertas similares na sua página e deve estar em conformidade com nossas Diretrizes promocionais.

No dia seguinte divulgamos uma imagem bem prática na nossa fanpage com dicas para organizar o conteúdo e orientações sobre as medidas das imagens (como a Timeline Cover), vídeos e tudo mais que podemos divulgar por lá.

Tão importante quanto saber o que publicar, é ficar atento ao que as marcas não podem fazer nas suas fanpages. Para ajudar nesta orientação, posto abaixo dicas que Cristiano Santos (@cristianoweb) compartilhou e complementam o Guia de Boas Práticas no Facebook.

  • Nada de informações sobre compra. Ou seja, é proibido falar sobre “30% de desconto” e “compre agora o nosso lançamento”. Esse espaço é conceitual, para mostrar a personalidade da sua marca. 
  • Informações de contato. O seu endereço físico, o endereço do seu website ou o seu telefone, nada disso pode aparecer. O About (Sobre) da página serve pra isso.
  • Referências a funções e ações no Facebook. Nada de falar sobre “Dê um Curtir agora” ou “compartilhe o nosso conteúdo”. Menções a qualquer funcionalidade criadas pelo Facebook estão terminantemente proibidas na Cover (capa).
  • Calls to action (chamados para ação). Você não poderá colocar textos como “Fale para os seus amigos”, “compre agora”, “participe” ou coisas do tipo. Em suma, nada de verbos no imperativo.

Claro que nossas fanpages estão no novo formato e, modéstia à parte, ficaram lindas: A Vida Como A Vida Quer, Conversas de Cozinha, Pequenos Leitores e Otagai Mídias Sociais.

Você pode gostar também de ler:
Hoje é Dia do Quadrinho Nacional, galera! E claro que nerd como sou, não poderia
Já aconteceu por aqui, pois temos internet em casa desde os tempos da discada e
Você conhece a Inspirarte? A plataforma, criada pela Faber Castell, para os amantes da arte,
Uma análise do comportamento afetivo da geração millennial e perspectivas para o amor no futuro.
Sexta-feira passada, a atriz Carrie Fisher sofreu um grave ataque cardíaco de 15 minutos antes
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas