Nosso roteiro neste domingo na #bienaldolivrosp

Frequentamos com satisfação a Bienal do Livro desde que estamos em São Paulo. Em 2006, ainda quase bebê, meu caçula aproveitou muito tudo, quase tanto quanto maninho de 5 anos, que já reconhecia personagens de seus livros favoritos nos estandes, como a Bruxa Onilda. Em 2008, ainda sob cuidados pós-operatórios do acidente de mordedura do pitbul, sem poder tomar sol nem muita luz fria, fomos animados como sempre, passeando nos espaços da Turma da Mônica, da Ática e admirando os interlocutores, como o repórter da TV Brasil que o entrevistou (saiu na TV, ele amou!). Cinco anos e muitos livros na memória! E o mais velho, aos 8, tinha uma bagagem literária de leitor voraz, além da vontade de levar para casa tudo que via pela frente – e trouxe muita coisa boa, que leu e releu demais nestes dois anos.

Neste domingo, como contei, estaremos lá novamente em família, prestigiando nossa querida Cybele Meyer que lança seu primeiro livro infantil, Menina Flor, no estande da Litteris Editora, das 13h às 15h.

Além de prestigiar a visita, temos muitos lugares onde parar  para apreciar nossos a amigos livros, independente de sermos leitores iniciantes, em formação ou avançados – como vejo que meu filho já é aos 10 anos! Pelo que vi no lançamento da Bienal este novo leitor – independente de ser você ou seu filho pequeno – será bem atendido, tanto quanto o leitor avançado, que vai para devorar livros e ter a chance de voltar com a sacola cheia de “novos amigos”.

Nós vamos achar novos amigos (definimos, meu marido e eu, um valor para os meninos poderem investir na Bienal e vamos testar como vai ser a administração da “ajuda de custo”). E também vamos aproveitar algumas das atividades infantis:

  • Árvore do Compromisso (feita com restos de carpete e madeira): convida os visitantes a escreverem em seus galhos mensagens sobre o que andam fazendo para ajudar a cuidar do planeta, no estande da Escrituras Editoras.
  • a gincana dos “Exploradoress do Mundo da Energia” para pais e filhos curtirem, proposta do canal Discovery Kids.
  • Ler é uma viagem”, livros gigantes, que dão a impressão de que estamos, de fato, entrando nas histórias que lemos, tem atividades lúdicas e educativas, para crianças e adolescentes, que pretende estimular o gosto pela leitura.
  • Fábulas com a Turma da Mônica traz brincadeiras com a presença dos personagens de Maurício de Souza, homenageado no lançamento do álbum MSP + 50 (Maurício de Souza por mais 50 artistas) sobre os 50 anos da carreira
  • Posso até não ver o relançamento das publicações “Coisas que toda garota deve saber” e “Coisas que todo garoto deve saber”, mas não me “safo” de visitar o estande sobre o livro Diário de um banana, de Jeff Kinney, com promoção de produção de quadrinhos no final de semana de 14 e 15/08.

A programação completa da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2010, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, nº 1.209 – São Paulo/SP), está disponível no site do evento. Os ingressos serão vendidos no local, por R$ 10, e menores de 12 anos não pagam.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook