bem estar / blogosfera

Em outubro de 2008 eu tive a honra de me envolver de corpo e alma numa ação sem precendentes. Motivada por uma coletiva de imprensa na qual compareci como jornalista, trouxe para as mídias sociais a divulgação da campanha de conscientização da importância da prevenção adequada quanto ao câncer de mama. A campanha Outubro Rosa, lançada pela FEMAMA, trazia para mim novidades que eu nunca tinha ouvido.

Como Maitê Proença, que foi apresentada na Noite Rosa como uma das embaixadoras da campanha Agora é Lei! (tema de 2009), eu trazia um conceito antigo sobre a importância do auto-exame. Considerava-o a peça mágica para prevenção e não tinha dimensão do significado real dos exames clínicos, em especial da mamografia, para o diagnóstico precoce. Tampouco imaginava que o Brasil tinha tão poucos equipamentos para realização deste exame, informação que obtive detalhadamente quando visitei o IBCC, em março último. Em certos estados da região norte há apenas um aparelho para toda população e, considerando-se as dimensões continentais do Brasil, vê-se que as mulheres têm muito pouca chance de serem atendidas neste direito – que é constitucional e recentemente foi alterada (na Lei Federal 11.64/2008) reduzindo em 10 anos, de 50 para 40 anos, a idade mínima para realização gratuita e anual do exame mamográfico.

Gostei muito de saber, na apresentação feita por Maira Caleffi, mastologista e verdadeira mãe da campanha da FEMAMA, que neste ano as peças publicitárias buscarão “cercar” a mulher por todos os lados, usando até mesmo as crianças (numa imagem simpática que mostra um prato com sobras de vegetais dizendo que brocoli é importante, mas a mamografia também é) para lembrar a todas da importância dos cuidados com a própria saúde, com os exames preventivos, com o toque e com a mamografia após os 40 anos (ou antes, caso a mulher tenha ancestrais que desenvolveram câncer de mama).

E vibrei quando vi que as mídias sociais (blogs e redes sociais como twitter, facebook e orkut) foram incluídas na campanha deste ano. Em outubro de 2008, há apenas seis meses, não havia nada nesta área na campanha Outubro Rosa, o que nos fez pioneiras como contei aqui. Por conta do meu envolvimento e, de certa forma, empreeendedorismo na Blogagem Coletiva Outubro Rosa, fui convidada para a noite de lançamento da nova campanha e recebi com muita honra a incumbência de indicar cinco blogueiras para me acompanhar e representar a blogosfera feminina paulista. Com o mote Agora é Lei!  a campanha se inicia hoje, 29/04/2009, e que busca informar a população sobre a importância dos exames e da prevenção na luta pela vida. Se no passado tratava-se o câncer como um ente que ceifava vidas (e a figura da Morte dos gibis da Mônica me vêm à mente de imediato), hoje ele é uma circunstância da vida, uma etapa a vencer.

E para as vitoriosas, há muitas vantagens, como comentou em seu discurso de aceitação da posição de embaixadora da causa a incrível Gisela Amaral. Com Maitê Proença e outras famosas – Antonia Mayrink Veiga, Marisa Orth, Pala Lavigne, Rosangela Lira, Claudia Abreu e Daniela Morganti Brandão – ela é uma das voluntárias para a divulgação da campanha em 2009. A diferença é que com ela, como ficou claro em seu discurso, a experiência pessoal pesa de forma indelével. Gisela, uma mulher muito bonita e elegante de 69 anos, detectou, tratou, curou e sobreviveu a um câncer de mama. Num estilo carioca delicioso (que me lembrou imensamente minha madrinha de batismo, a decoradora Lena Santos) ela contou que os cabelos caem da quimeoterapia, mas voltam ainda mais fortes (e sua cabeleira “gray” provava isso), que a retirada das mamas é dura, mas as próteses e as tatuagens (eu não sabia, mas tatuagens e micro silicones refazem os bicos do seio) a fizeram ficar com tudo em cima de novo, mas acima de tudo que é preciso sentir-se e querer ser uma vitoriosa ao se deparar com uma situação como a detecção do câncer.

outubro_rosa

E podemos fazer nossa parte para que muitas vitoriosas possam emergir no nosso país, na nossa região, na nossa comunidade. Além de falar do tema com quem está perto e nos é tão caro (mães, irmãs, primas, tias, amigas, funcionárias) podemos usar a comunidade virtual na qual estamos para divulgar estes dados e compartilhar a mensagem de vitória que a detecção precoce traz consigo.  Se você não tem blog, copie e cole o link desta ou de outra postagem de blog ou de site sobre a campanha no scrapbook de seus amigos no orkut, envie este ou outros textos confiáveis (e o site da FEMAMA tem vários escritos por especialistas) por e-mail para sua lista de amigas ou apenas faça seu check-up e cuide-se. E divido com vocês meu desejo sincero de que os participantes da Blogagem Coletiva Outubro Rosa decidam aderir e participar novamente do movimento em 2009, com o mote Agora é Lei!

 
Blogueiras no #outubrorosa por você.

Em outubro de 2008, blogueiras envolvidas na blogagem deram depoimentos e participaram de uma ação da FEMAMA no vão livre do MASP. Da esquerda para direita @samegui @anarina @kakah @prialves e @lidifaria. E no meio a assessora de imprensa da ação na época Giuliana Altieri.
Participaram com posts também os blogs
Saber é bom demais!, Diva Diz, Nubibella, Blog3, Blog do Moura, Digital Paper, Sinestesia, Grace, Meire, Blog do Guara, Poucas Palavras, 3 Little Nerds, Ato Criativo, Luz de Luma, Cobra com AsaLucas Pereira, Casa da Gabi, Uatafóc, Novo Mundo, Pandeando, Diários Animais, Anderssauro, Sucesso, Outras Frequências, O futuro do presente, Blog da Tiffany (em fase mãe!), Hapillis, Milkix, Blog da Angélica, Na casa da Vovó, Gaveta de Criado Mudo, Pri Alves, Dani Doduti, Sturm and Drang, Evellyn, Simone Miletic, Casal 10, Gente sem saúde, LuxSalus, RodOgrO, Rosa 147, Saia Justa, Duzão, Tou em outra, Cantinho da Borboleta Azul, Anis com Canela, Meu Retrato, Cafeína, Groselha, Chá de Hortelã, Penso Direto, Arte e Vício, PlugBR, 30 & Alguns, Pró Curar, Bicho Papel, Meu Estilo, Nova Pediatria, Tô doida, Então relaxa, Luluzinha Camp, Jane Austen, Rastro de Carbono, Garota Geek,
Minimundo!

Obrigada pelo apoio! Conto com vocês agora novamente. 🙂

Quer ter mais informações? Veja os releases publicados em 29 de abril dia nacional de combate ao câncer de mama, Blogueiras X Câncer de Mama e Famosas se engajam na luta contra o câncer de mama

[update 2010]

Textos relacionados:

[Se você procura a Blogagem Coletiva do Outubro Rosa 2009, veja o post Força na Peruca neste Outubro Rosa. Se quer saber como este movimento chegou às mídias sociais, clique aqui] [/update]
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas