entretenimento / mãe

Outro dia eu escrevi no Mãe com filhos sobre o Ano Internacional da Astronomia, sugerindo uma conversa dos pais com filhos sobre esta ciência que foi tão importante e significativa para a evolução da humanidade – os estudos dos pioneiros e que comemoramos agora (são quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei) deram origem a campos inteiros da Física e da Matemática e forneceu as ferramentas conceituais para a astronáutica, para a análise espectral da luz, para a fusão nuclear, para a procura de partículas elementares.

Recebi um convite da Livraria Sobrado e Editora Terceiro Nome para o lançamento do livro “No Início dos Tempos”, da astrônoma Sueli Viegas, com explicações sobre a formação do Universo para leigos e pequenos cientistas. Evento gratuito, acontece nesta quarta, das 18h30 às 21h30, na Livraria Sobrado (Av. Moema, 493 – Moema – São Paulo – SP).

Segundo a assessoria o livro é uma oportunidade para crianças e jovens entenderem melhor esta ciência:

Apesar de tantas descobertas recentes e do tema estar na mídia, a formação do Universo continua intrigando jovens e adultos. Para entender o que a ciência explica sobre a questão, é preciso dominar conceitos abstratos, de física, química e matemática, e não é nada fácil. Mas a astrônoma Sueli Viegas, com um vasto currículo internacional na área e que já foi agraciada com o prêmio de Pesquisador Emérito do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), resolveu contar essa história numa linguagem acessível aos jovens e leigos.

“No Início dos Tempos” é o primeiro de quatro livros que ela escreve sobre o tema e que fazem parte da coleção “O Jogo do Universo”, da Editora Terceiro Nome. Neste caso, ela escolheu um personagem para conduzir a narrativa: o próton, partícula que está presente em tudo o que conhecemos, ou seja, em todos os animais, vegetais e minerais. E contou a aventura do próton no espaço e no tempo, desde quando o Universo era muito menor que um grão de areia, há 15 bilhões de anos, passando pelo Big Bang e chegando até a formação das estrelas, tema do próximo volume da coleção.

E  sua família tem crianças que curtem astronomia ou são pequenos cientistas, vale conferir também o livro o George e o Segredo do Universo, uma aventura com pitadas de conhecimento científico e várias imagens de astros, escrita por Stephen Hawking e sua filha Lucy. . E é possível continuar suas pesquisas em sites como o PlanetinhaAstronomia no Zênite e artigos da revista Ciência Hoje para Crianças.

Você pode gostar também de ler:
  Esse texto é para você, que assistiu o filme e está fritando para ler
Aziz e Fatima Ansari em Master of None No mês das
A gravidez na adolescência teve uma queda de 17% no Brasil segundo dados preliminares do
Estudo comprova que a necessidade evolutiva de proteger o bebê expande habilidades das mães Uma
Ali Wong - Baby cobra Nesse final de semana vi "Ali
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas