Jovens anônimos se dedicam a melhorar sua comunidade

Quem se lembra da menina escocesa de apenas 9 anos que revolucionou a cantina da sua escola usando um blog? A repercussão do Neverseconds, que inspirou outros projetos como o Diário de Classe de Isadora Faber, foi tão grande que ela foi a pessoa mais jovem entre os indicados a finalistas da edição de 2012 do Great Scot Award, um prêmio dado a escoceses anônimos que se dedicam a melhorar sua comunidade. Deste prêmio eu sabia, o pai da menina, Dave, tinha me contado quando nos falamos por skype, acertando os detalhes da participação brasileira no blog durante as férias escolares na Europa.

E aqui entra a corujice materna: meus meninos também estão lá na matéria de Carol Moreno hoje no G1.

Participação brasileira Desde julho, quando começaram as férias escolares, Martha abriu seu blog para que outras crianças do mundo participassem da publicação de fotos sobre suas merendas escolares. Dois irmãos de São Paulo também aderiram à campanha: Enzo e Giorgio Shiraishi Nunes da Silva, de 12 e 9 anos, mostraram um almoço típico brasileiro aos milhares de visitantes diários do Neverseconds durante uma semana, em agosto. "A gente ouviu sobre esse blog por meio de um amigo da minha mãe, aí a gente achou bem legal essa ideia de de fazer uma cozinha na África. Mandamos um email para a menina que faz o blog para poder representar o Brasil", contou Enzo. Os irmãos gravaram um vídeo falando em inglês e em português e publicaram fotos das refeições que fazem no Sesc Belenzinho, na Zona Leste de São Paulo, onde eles participam de um projeto durante as manhãs e almoçam antes de ir para a escola. Segundo Enzo, ele e o irmão explicaram aos leitores do blog que, nas escolas particulares brasileiras, a maioria das crianças não tem refeições. "Quis explicar que tem escolas públicas muito boas, mas algumas não são super boas. Não é boa a comida, acham comida estragada, que não está de um jeito que a criança pode comer porque pode fazer mal", disse. Ele afirmou que a melhor parte de participar do blog foi interagir com crianças de todas as partes do mundo. "Quando a gente manda a novidade, demora um tempinho para as pessoas responderem, mas comecei a achar bem legal." Vários dos leitores do blogo de Martha se mostraram surpresos com a quantidade de comida nos pratos fotografados por Enzo e Giorgio, e afirmaram que as porções de suas refeições são bem menos generosas. http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/09/menina-escocesa-que-criou-blog-da-merenda-vai-lancar-livro.html

Leia também: Você sabe o que é midialivrismo?

Sabem qual a melhor parte disso tudo?

Ver que este movimento é uma Corrente do Bem. Isadora se inspirou em Martha e inspira outros a arregaçarem as mangas e usarem seu poder digital para melhorar sua comunidade: desde que o Diário de Classe surgiu na mídia, dezenas de estudantes fizeram páginas no Facebook para relatar os problemas das escolas públicas onde estudam. Estas iniciativas reforçam a ideia que defendemos de que ensinar é muito mais que passar conteúdo – é uma experiência rica de formação de comunidade. Há casos confusos, excesso de informação e até reações de professores que se sentem aviltados com a exposição negativa de suas práticas, mas vejo em tudo um grande movimento de democratização na educação e de empoderamento jovem dos espaços públicos, reforçando (ou criando) a sensação de pertencimento que faz tanta diferença na vida da gente.

Estes jovens anônimos reforçam minha fé nas pessoas e felizmente tenho esta alegria todos os dias.

Leia também: Grande Rede, Pequenos Produtores.

Corrente do bem no melhor estilo Social Good não é mesmo? E se você lembra de outros jovens inspiradores, compartilhe com a gente!

P.S. Eu tinha contado da participação dos meninos e da história do blog da Martha neste post: Mary’s Meals e as crianças mudando o mundo no blog NeverSeconds. Lá estão também os links para fazer doações para o projeto que construirá uma cozinha comunitária no Malaui. É lá que a Mary’s Meals está construindo um refeitório com o dinheiro que a garota arrecadou com dezenas de milhares de internautas, ultrapassando em 1626% a meta inicial de arrecadação. Colabore você também!

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook