destaque / empreendedorismo / relacionamentos

Há alguns domingos eu sofro porque meus amigos estão todos acompanhando a terceira temporada de Game of Thrones e eu não posso nem olhar os tuites deles ou updates no Facebook sem sentir uma pontadinha de vontade de comentar sobre o que virá, afinal, li todos os livros da série e já não caio mais nas “armadilhas” da TV (risos).

Leia também E estes Stark que não me deixam em paz…

Mas, ao me segurar, sei que estou sendo educada, obedecendo ao que se chama hoje de “netiqueta”.

Etiqueta de internet… será que ela existe mesmo?

Procuramos ensinar etiqueta para nossos filhos, ensinando-os a se portar socialmente, a comer adequadamente, a saber falar ao telefone. Mas hoje os pais precisam incluir uma nova área na etiqueta que ensinam aos filhos: netiqueta, etiqueta da internet.

A palavra deriva net (que em inglês significa “rede”) e “etiqueta” (conjunto de normas de conduta sociais) e reune recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc.

Atente para o fato de que estas regras de etiqueta aplicadas à internet não são oficiais, nem estão documentadas em nenhum lugar. A compilação de normas abaixo está sendo escrita e expandida de forma colaborativa e voluntária, pelos próprios usuários da Internet.

Não se trata só de algo que está relacionado às amizades e (risos) seriados! No meu ambiente de trabalho frequentemente sou abordada por e-mail ou mesmo messenger por pessoas que, apesar de trabalharem com internet, visivelmente não tiveram esta orientação. Sinto um misto de pena e de cansaço, além da má vontade. E uma mãe não quer que os filhos sejam recebidos assim no ambiente de escola ou de trabalho, não é? Então, vale a pena ensinar aos meninos como se portar quando a comunicação vai além da conversa ou troca de recados com amigos.

netiqueta emoticons

Vale conversar sobre o tema porque a internet é um espaço de inovação e está em constante mutação, mas boa educação não muda tanto assim, né? O que é bom observar:

  • Evitar enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS ou grifos exagerados. Maiuscúlas são gritos na internet.

  • Use sempre a força das idéias e dos argumentos e evite palavras chulas ou palavrões se não for íntimo de quem vai receber a mensagem.

  • Em fóruns e listas de discussão, procure expressar-se claramente. Explique o problema com o máximo de informação que puder e tente manter-se no contexto da discussão. Procure postar no tópico que mais convier à sua pergunta, evitando “Me ajudem por favor!”, “Ajuda aqui!”, “Vou jogar essa coisa fora” ou frases similares.

  • Explique para as crianças que, dependendo do destinatário do texto, é melhor evitar o uso do internetês.

  • E-mail não é messenger/chat, mas mesmo sem usar a norma culta, é bom usar pontuação. Um texto longo sem pontuação gera desconforto, e pode ser mal interpretado.

  • Respeite o direito autoral. Não copie textos de conteúdo protegido por registro e que não permita cópias e sempre, mesmo com autorização de cópia, cite as fontes quando utilizá-las. Isso vale até para as mensagens que usar no perfil do orkut.

  • Em conversa virtual tente imaginar as regras da conversa real. Ensinamos aos filhos que devemos deixar o outro falar e não cortar a fala, né? Procure colocar seus emoticons com palavras não usadas e se o interlocutor não for “tão nerd quanto você, evite usar emoticons de letras, palavras e coisas do gênero, isso torna a leitura das mensagens muito difícil e confusa. Emoticons expressam emoções, e não palavras!

  • Ensine seus filhos a respeitar o status de ocupado, ausente, disponível. E use os diferentes estados para que seus contatos saibam como e quando se comunicar com você também.

  • Ao encaminhar um e-mail que recebeu, remova os e-mails das outras pessoas. Procure escrever os seus destinatários no campo “BCC” ou “CCO” em vez do campo “Para”. Este campo esconde os endereços dos destinatários. Todos irão receber, mas ninguém além de você saberá quem mais recebeu a sua mensagem e não poderão usar os contatos para spam!

  • É fácil ser gentil e educado, basta usar o conceito básico dos relacionamentos reais nos virtuais: respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado.

Você pode gostar também de ler:
Madame, da California Filmes, se tornou um filme especial: é o primeiro que estamos combinando
É de praxe ver listas pelas redes sociais de filmes e séries legais que estão
"Meus avós já estavam casados há mais de cinqüenta anos e continuavam jogando um jogo
Apaguei um update no meu perfil pessoal do Facebook nesta manhã. Era um link no
Neste ano perdi um relacionamento da vida toda e que só ao terminar me mostrou
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas